Teresópolis toda na Internet

 

 

O que ocorre na Faculdade de Medicina?

Unifeso divulga Nota Oficial


UNIFESO - Foto ilustrativa - divulgaçãoTeresópolis, 14/12/2011
- Diversos fatos vem movimentando nesse semestre o curso de Medicina do UNIFESO. Desde protestos no Campus até uma passeata dos alunos pela cidade - Clique aqui -. O assunto chegou também à Prefeitura, os alunos foram recebidos pelo Prefeito Interino Arlei - Clique aqui -

Apesar de diversas conotações dadas ao caso, até mesmo de cunho político, como a questão da melhoria na saúde da cidade (HCT), a dimensão que o fato tomou deve-se muito ao aumento de mensalidades considerado muito alto pelos alunos.

Na tarde dessa terça, 13/12, o UNIFESO, através de sua Gerência de Imprensa, manifestou-se oficialmente sobre a questão. Reproduzimos a nota na íntegra:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"O que está acontecendo com o Curso de Medicina do UNIFESO"

"Nestes dois últimos anos, o UNIFESO tem desenvolvido reconhecido esforço no sentido de atender as necessidades do seu Curso de Graduação em Medicina, concentrando nesta área grande parte de seus investimentos: biblioteca, laboratórios, ambulatórios novos, reformas no hospital, aumento de gratificações para a fixação de profissionais, etc, o que se fez sem impacto sobre o valor da mensalidade.

No início do mês de novembro, a partir da publicação dos resultados da avaliação do MEC referente ao Curso de Medicina, o UNIFESO promoveu um Fórum de Avaliação do Resultado do ENADE 2010, com a participação de estudantes, professores, funcionários juntamente com os responsáveis pela gestão do curso: Coordenação, Direção de Centro, Pró-Reitoria e Reitoria.

Em seguida, uma Comissão Relatora composta por estudantes, professores e funcionários, elaborou um quadro de síntese das demandas levantadas o que foi levado à Reitoria. Naquele momento, a Coordenação do Curso, a Direção Geral do Hospital de Ensino e a representação estudantil do Curso de Medicina identificaram as necessidades e urgências, fazendo-se o cálculo dos investimentos adicionais que também foram projetados na planilha de custo das mensalidades, como previsto em lei. Informada do aumento da mensalidade, a Assembleia dos Estudantes do Curso de Medicina declarou sua inaceitação e o Diretório procurou o Conselho Diretor da Fundação Educacional Serra dos Órgãos – FESO tendo a Mantenedora chegado a uma nova proposta para o valor menor da mensalidade. Foi então que a representação estudantil introduziu a exigência da mudança de reitor, como condição para a continuidade da negociação. O Conselho argumentou que não estava em questão a sua prerrogativa legal e estatutária da escolha e nomeação do Reitor.

A partir de então, aparece uma pauta de reinvidicações, indo além das medidas propostas para melhorar a qualidade do ensino, incluindo-se a bandeira da “saída do Reitor” e a rejeição ao aumento das mensalidades. Na sequência, foi solicitado pelos estudantes à Coordenação do Curso a prorrogação das atividades previstas para a semana de 28 de novembro a 2 de dezembro, levando-se em consideração o clima de intranqüilidade que se estabeleceu impossibilitando a preparação imediata para as avaliações do período. Na segunda-feira seguinte, porém, dia 5, quando era prevista a retomada das atividades acadêmicas, uma nova solicitação se fez, desta vez com um documento pelo qual se pedia o “congelamento” do curso até fevereiro do próximo ano, quando se avaliaria se as reivindicações teriam sido atendidas.

Em reunião do Colegiado do Curso com a Administração Superior do Centro Universitário, a matéria foi submetida à Reitoria, tendo esta se prontificado a realizar as devidas consultas para fundamentação de uma medida a ser levada aos Conselhos Superiores. Na quinta feira, dia 8, o Reitor levou aos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Administração Superior - CEPE/CAS o Parecer Jurídico de Consultoria Externa sobre o pleito. Sendo este Parecer contrário à medida de suspensão das atividades do Curso, em razão dos riscos que a Instituição assumiria tanto em relação à legislação consumerista quanto relação aos diplomas legais e normativos do direito educacional. Desta forma os Conselhos, nos quais se tem representação estudantil, votaram por unanimidade favoráveis à manutenção das atividades previstas para o período, fazendo-se a prorrogação da conclusão do semestre para não atentar aos interesses dos estudantes protegidos legalmente e ao direito da Instituição de cumprir suas normas.

Deste modo, o UNIFESO tem procurado assegurar condições aos estudantes que querem cumprir os requisitos acadêmicos para a conclusão de seu período letivo, neste ano de 2011, evitando atrasos no processo curricular do curso e gastos adicionais para as famílias, além de outros transtornos para os implicados. Tem sido garantida a aplicação das avaliações previstas, mesmo que grupos de estudantes se manifestem hostilmente.

É este o estado da questão. Trata-se de uma decisão institucional da defesa dos estudantes que querem concluir o seu ano acadêmico nos limites do ano em curso."

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Portal Terê com nota da UNIFESO / Gerência de Comunicação
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui