PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - NOTÍCIAS

 

GUIA
COMERCIAL
Anuncie Eventos Classificados FALE
CONOSCO

Projeto de saúde do Estado começa por Teresópolis

Prevenção de riscos por eventos climáticos extremos

Teresópolis, 16/08/2024 - Teresópolis é o primeiro município fluminense a participar de um projeto-piloto para prevenção de agravos à saúde causados por eventos extremos como enchentes e deslizamentos.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), em parceria com a prefeitura, propõe uma gestão de risco de desastres com a participação de agentes comunitários de saúde.

A proposta é que eles atuem seis horas antes de grandes eventos climáticos, reduzindo perdas de quem tem dificuldade de locomoção, como cadeirantes, gestantes, ou pessoas com problemas de visão, audição e fala.

Para isso, o Centro de Inteligência em Saúde emitirá alertas sobre eventos adversos ao município, que acionará os agentes comunitários para entrarem em contato com os grupos vulneráveis cadastrados. O treinamento começou na quarta-feira (14/08), no auditório da SES, no Rio Comprido. Dois simulados já estão programados para a Região Serrana.

'Os Agentes Comunitários são os personagens principais deste projeto-piloto que é uma ação preventiva contra os efeitos das chuvas. Estamos criando um ambiente novo de política pública de gestão integrada para atuar de forma antecipada e coordenada contra os fatores de risco para salvar vidas', afirmou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

O Projeto

O primeiro passo para a implantação do projeto foi a capacitação de 35 agentes. Na segunda-feira, 19 de agosto, acontecerá o treinamento do segundo grupo.

Na sessão desta quarta, foram passadas informações sobre o G20 (Fórum Mundial de cooperação econômica que será realizado em novembro no Rio), que terá as mudanças climáticas como tema central.

Também foram abordados os seguintes temas: “O papel da Atenção Primária à Gestão dos Riscos de Desastres”, “O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e as Tecnologias de Antecipação da Ações de Respostas”; “A Atenção Primária à Saúde no Contexto das Cidades Resilientes”; “Suporte Básico de Vidas”. Os agentes conheceram ainda o Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da SES.

O secretário de Defesa Civil de Teresópolis, Albert Luci de Andrade, disse que o trabalho dos agentes será bem aceito, já que são profissionais que contam com a confiança da população nas comunidades.

“É um projeto de grande relevância, principalmente para nós que já fomos assolados por grandes chuvas. Tenho certeza que ele será bem aceito nas localidades e as informações passadas pelos agentes de saúde ajudarão a salvar vidas, pois eles sabem onde estão as pessoas com dificuldades de locomoção”, explicou o secretário de Defesa Civil de Teresópolis.

Simulados

Dois simulados estão programados para Teresópolis, com locais e datas ainda a serem definidos pela prefeitura. O objetivo é planejar as ações preventivas de socorro aos moradores com dificuldade de locomoção ou deficiência, preparar resposta rápida e reduzir o impacto dos eventos climáticos nos grupos.

Portal Terê com informações do Núcleo de Imprensa do Rio de Janeiro

Siga o Portal Terê na redes sociais:

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2024
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui