PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - NOTÍCIAS

 

GUIA
COMERCIAL
Anuncie Eventos Classificados FALE
CONOSCO

FGTS liberado para os atingidos pelas chuvas em Teresópolis

Trabalhadores podem solicitar o saque até o dia 22 de junho

O prazo para a solicitação do saque vai até o dia 22/06/2024. - Imagem ilustrativa

Teresópolis, 25/04/2024 - A Prefeitura de Teresópolis solicitou à Caixa Econômica Federal a liberação do saque do FGTS para os moradores dos bairros atingidos pelo temporal que atingiu a região serrana no fim de março.

O banco atendeu ao pedido na quinta-feira, 18/04, e os moradores afetados já podem solicitar o benefício. O prazo para a solicitação do saque vai até o dia 22/06/2024.

O Saque Calamidade é a modalidade de saque prevista pela Caixa para cidades que tenham sofrido com algum desastre natural. O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS do trabalhador na data da solicitação. O benefício pode ser solicitado através do aplicativo de celular “FGTS” ou em uma agência bancária da Caixa.

'Assim que tomamos dimensão dos estragos causados pelas chuvas e vimos que diversas famílias foram afetadas, entramos em contato com a Caixa para solicitar a liberação do saque do FGTS e fomos prontamente atendidos. É uma vitória para a nossa cidade conseguir essa habilitação para que essas famílias consigam se recompor”, declarou Vinicius.

Quem tem direito

Os moradores das áreas afetadas que tiveram seus imóveis atingidos ou interditados, identificados pela Defesa Civil Municipal. É necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada.

A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Caso não tenha como fazer pelo aplicativo, será necessário o comparecimento em uma agência da CAIXA. O trabalhador deverá estar de posse do Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido nos 120 dias anteriores à decretação da emergência ou calamidade e na falta do comprovante de residência, o titular da conta do FGTS poderá apresentar uma declaração emitida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, atestando que o trabalhador mora na área afetada; Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado; CPF; CTPS física ou CTPS Digital ou qualquer outro documento que comprove o vínculo empregatício.

Para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, o trabalhador deve seguir os passos a seguir:

Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”
Escolha a opção “Outras Situações de Saques”
Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”
Selecione o município de sua residência e clique em “Continuar”

Escolha uma das opções para receber seu FGTS: Crédito em conta bancária de qualquer instituição ou sacar presencialmente.

Faça Upload dos documentos requeridos. Confira os documentos anexados e confirme.

A CAIXA irá analisar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

Portal Terê com informações da AsCom PMT

Siga o Portal Terê na redes sociais:

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2024
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui