PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

'Mulheres Agro em Teresópolis' no interior

O protagonismo das mulheres do campo

Primeira edição do 'Mulheres Agro em Teresópolis' - Foto: AsCom PMT

Teresópolis, 29/03/2023 - A mulher do campo foi tema da primeira edição do 'Mulheres Agro em Teresópolis', realizado na segunda-feira, 27/03, pela Secretaria de Agricultura de Teresópolis. A iniciativa contou com a parceria das secretarias municipais dos Direitos da Mulher e do Desenvolvimento Social e apoio da Escola CIA José Francisco Lippi, local onde o evento foi sediado.

A abertura do encontro foi realizada pelo secretário Municipal de Agricultura, Tenente Jaime Medeiros, que destacou a importância de promover eventos que valorizem a mulher do campo e produtora rural, explicando que a ação tem esse propósito, valorizar o protagonismo das mulheres do campo e enaltecer a força da mulher, através de ações de maquiagem, corte de cabelo, design de sobrancelhas e palestras sobre ‘Violência doméstica’ e o ‘A mulher do campo e seu valor’.

A secretária municipal dos Direitos da Mulher, Margareth Rosi, falou sobre a importância de promover eventos para a mulher do campo e poder conversar com elas a respeito da violência doméstica, orientando e alertando sobre o assunto. “Nós sabemos, dentro das nossas estatísticas, que as mulheres do campo também sofrem violência. Que este evento possa ser cada vez mais propagado, e que nas próximas edições o número de mulheres presentes se multiplique para que juntas possamos mostrar a força do trabalho feminino.”

A produtora rural, Rosana Martuchelli, com o tema ‘Mulheres do campo e seu valor’, falou sobre a importância e significado do evento para a mulher rural, enaltecendo o trabalho dessas figuras femininas que fazem história no agro teresopolitano.

“De forma simples e com linguagem bem objetiva, ressaltei que a nossa luta é diária, não só na lavoura, mas na vida. Então, focando mais na mulher rural, tivemos um bate-papo bem legal sobre a violência no campo, principalmente contra a mulher. Também pontuei que a maioria das propriedades rurais hoje são tocadas por mulheres, e que conseguimos visualizar isso através da EMATER e dos Sindicatos Rurais, tendo a visão de uma propriedade tocada por uma mulher e uma tocada por um homem e saber diferenciar, até porque o toque feminino é muito visível, não só na área rural, como em qualquer outro lugar. Consegui passar para elas o quão importante é nossa profissão e como nós devemos ser valorizadas. A agricultura hoje em dia não é só acordar de manhã, plantar, colher e ficar no sol quente o dia inteiro, mas é dar sustento para as famílias. Tenho certeza que a sementinha foi plantada entre as mulheres e quando precisarem de ajuda, vão poder contar umas com as outras.”

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2023
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui