Teresópolis toda na Internet

 

 

Adote um cãozinho você também!

Doações na Feirinha, confira

Foto: Claudia RezendeA parceria entre a Ong Estimação e a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, possibilitou a realização permanente de uma feira de adoção de cães e gatos na Feirinha de Teresópolis, todos os finais de semana e feriados, das 10h às 18h. A ação acontece na antiga quadra de patinação e só não funciona em dias de chuva.

“O nosso objetivo é doar animais para acolher outros. Quem quiser adotar, é só vir aqui, escolher seu amigo e falar comigo ou com a Cristina, Lilian, Paula ou Regina, que são as outras meninas da Ong. O adotante assina um termo de compromisso e leva seu filhote vacinado e vermifugado. Se o animal for adulto, ele também é castrado”, explicou Maria Elisabete Filpe, da Ong Estimação.

Maria Elisabete possui aproximadamente 750 animais, entre cães e gatos, e ainda recolhe bichos do Canil Municipal para encaminhá-los a doação. Há 16 anos ela tentava fazer uma parceria com o poder público e apenas esse ano, na gestão Jorge Mario, conseguiu. “Procurei o Secretário de Saúde e expus a situação. Então, o Secretário de Turismo, Michel Al Oldeh, cedeu o espaço para que realizássemos a feira de adoção. Em apenas quatro finais de semana, já doamos mais de 100 animais”, contou.

De acordo com Michel Al Odeh, Secretário de Turismo, a feira de adoção tem sido extremamente proveitosa para a cidade. “É mais um produto oferecido a população e aos turistas na Feirinha de Teresópolis. A Ong cuida da higiene e saúde do animal. Ações como esta minimizam os problemas de cães abandonados na cidade e conscientizam as pessoas sobre os cuidados com animais”, explicou.

Maria Elisabete mantém contato com a proteção animal do Rio de Janeiro e vem sendo procurada na Feirinha por alguns cariocas desejosos de adotar cães e gatos. “As pessoas estão vindo buscar filhotes aqui e acabam conhecendo e comprando na feira. Nosso trabalho está atraindo turistas para Teresópolis”, completou.

A Ong Estimação orienta o adotante sobre a posse responsável e a castração. É necessário assinar um termo de adoção, no qual a pessoa assegura cuidar bem do animal, mantê-lo em área apropriada, não abandoná-lo, permitir visitas e contato por parte do doador, entre outras especificações. É necessário que o adotante se comprometa a castrar o animal e tomar todos os cuidados necessários para o pré e pós operatório.

A expositora Sueli Lopes adotou um cachorro e pretende adotar um gato. “Preferi adotar em vez de comprar porque não se compra uma relação de amor. Eu adoro vira-latas, pois eles são espertos, carinhosos e muito amigos”, disse.

O email de contato da Sociedade de Proteção Ambiental e Animal Grupo Estimação é onggrupoestimacao@gmail.com .