PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Atenção primária à saúde em Teresópolis

Município alcançou 64% na cobertura

Unidade de Atenção Primária à Saúde do Pimentel - Foto de arquivo

Teresópolis, 04/11/2022 - Com ampliação das equipes nas unidades de saúde de Teresópolis, a Secretaria de Saúde alcançou uma cobertura de 64% na Atenção Primária.

Desde setembro, o município conta com quadro completo de médicos na cidade e interior.

Este aumento na cobertura da Atenção Primária aconteceu através da criação de novos postos de saúde e também pela ampliação das equipes. Atualmente, Teresópolis possui 22 equipes em todas as unidades de saúde, totalizando 36 profissionais que agilizam o atendimento à população em diferentes horários.

“Quando assumimos a Prefeitura em 2018, encontramos um município com 16 equipes, mas com apenas 8 completas com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Nesta época, a nossa cobertura estava em 24%. Com muito trabalho, chegamos a 42% de cobertura já em 2022”, comentou o prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen.

Foi a partir de 2 de maio, quando a Saúde recebeu a nova gestão, que esse esforço na ampliação das equipes levou a cobertura da Atenção Primária de 42% para a atual taxa de 64%, de acordo com o DigiSUS. Neste período foram ampliadas as equipes do Alto, Barra do Imbuí, Fonte Santa, Meudon, Rosário e Vargem Grande.

Segundo a Secretaria, a meta é que a cobertura da Atenção Básica via Sistema Único de Saúde (SUS) alcance 70% a 75%. Para isso, é planejada a criação de novos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) no Caleme e Motas.

Reestruturação da Atenção Básica

Desde 2018, a Prefeitura de Teresópolis se empenhou na reestruturação da Atenção Básica com uma série de investimentos no setor da saúde pública. Desta forma, foi possível a reinauguração da unidade de saúde da Fazenda Alpina; e a inauguração das unidades do Alto, Parque Ermitage e Pimentel. Ainda houve a reestruturação completa do SPA de São Pedro e inauguração da UBS de Bonsucesso.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2022
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui