PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis é a Capital Nacional do Lúpulo

Lei foi publicada no Diário Oficial da União

O lúpulo, insumo das indústrias cervejeiras - Foto: Senado Federal

Teresópolis, 21/07/2022 - Foi publicada na terça, 19/07, no Diário Oficial da União, a Lei nº 14.414/2022, que confere ao município de Teresópolis o título de Capital Nacional do Lúpulo.

O produtor de lúpulo em Teresópolis é o Grupo Petrópolis e a maior área de cultivo da planta no Brasil é o Viveiro Ninkasi, localizado em Vargem Grande, na zona rural do município.

O produtor é o primeiro a ser reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como produtor de mudas de lúpulo no país. No final de 2020, o viveiro também foi autorizado a importar mudas de lúpulo in vitro dos Estados Unidos para comercialização, com certificado de origem, mais uma conquista pioneira da propriedade da empreendedora Teresa Yoshiko, que vem evoluindo nas técnicas de reprodução de mudas.

“O lúpulo, como insumo das indústrias cervejeira, farmacêutica e de refinamento do álcool, é a matriz agrícola de maior valor agregado do mundo. Seu cultivo pode alavancar o desenvolvimento de Teresópolis, da nossa região e do Estado do Rio de Janeiro, trazendo mais oportunidades e renda para nossos agricultores. O título de Capital Nacional do Lúpulo é muito importante para a valorização da nossa agricultura e reconhece nosso protagonismo nesse movimento, não só pelo cultivo que já é feito no nosso interior como por sediarmos o único viveiro do país autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a produzir e comercializar mudas de lúpulo. Estamos confiantes de que seguiremos mais fortes nos consolidando como importante município produtor de lúpulo”, comemora o Prefeito Vinicius Claussen.

De autoria do Deputado Federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), o projeto de lei 610/2019 foi aprovado no dia 9 de junho pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, e teve como relator da matéria o Senador Carlos Portinho (PL-RJ).

A Prefeitura de Teresópolis continua trabalhando para obtenção de recursos, por meio de emendas parlamentares, como forma de viabilizar o desenvolvimento de projetos relacionados a questões fitossanitárias e de tropicalização do lúpulo. A intenção é utilizar parte do Condomínio Agrotech Industrial para fazer um campo experimental que viabilize esses estudos.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2022
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui