PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis

Entidade quer preservar a memória do município

Lançamento foi realizado no Salão Nobre da Casa de Portugal de Teresópolis - Foto: Divulgação

Teresópolis, 01/06/2022 - Foi instalado na sexta-feira, 27/05, o Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis. Tomaram posse 24 membros titulares e foi indicada a primeira diretoria.

O IHGT é formado por historiadores, professores, escritores, médicos e advogados, unidos com o propósito de contribuir para o aprimoramento e a salvaguarda da memória do município.

A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Casa de Portugal e a servidora municipal Mariana Mouta, empossada na cadeira nº 17, patronímica de João Oscar do Amaral Pinto, representou a Secretaria de Cultura de Teresópolis no evento.

“O IHGT foi idealizado nos anos 1990 pelo Prof. Dr. Jorge Ferradeira, que presidiu três comissões históricas de extrema relevância e foi um dos coordenadores do seminário internacional sobre o descobrimento do Brasil, no ano 2000. Do esforço deste nobre médico e historiador nasceu o IHGT, que tem como finalidade a preservação da história do Município de Teresópolis através da realização de pesquisas, estudos, palestras, e conferências, atuando em prol da proteção do patrimônio cultural material e imaterial”, explicou Mariana Mouta.

A primeira diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis tem como presidente Jorge Ferradeira; vice-presidente, Daniel Hernandez; secretário, Antônio Seixas; tesoureiro, Artur Esteves; e diretor de Publicação, Nicolas Theodoridis.

Também são membros fundadores Ana Maria de Andrade, Andrea Viviana Taubman, Cláudia Coelho de Meneses, Delmo Geraldo Ferreira, Fabrício Braga, Guilherme Trindade, Jorge Bragança, José Carlos Faria, Manoel Pombo, Maria Helena Lisboa da Cunha, Mariana Moreira Mouta, Miguel Furtado Freire da Silva, Nélio Paes de Barros, Nicolas Scavone Branco, Paulo Roberto Par anhos da Silva, Pedro Paulo Pamplona Vieira Peixoto, Renata Marlene de Castro Melo, Vitor Cézar Quintão e Waldair Queiroz da Graça.

“Parabenizo a criação de tão importante instituição que, com certeza, muito contribuirá para a preservação do patrimônio histórico do Município”, cumprimentou Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura, colocando a Secretaria à disposição.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2022
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui