PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis apresenta o 'Festival di Teresa'

Música, dança, teatro, cinema e exposições

Teresópolis, 31/05/2022 - Para celebrar os 200 anos do nascimento da Imperatriz Teresa Cristina, Teresópolis se transformará em um pedaço da Itália, país natal da Imperatriz, entre os dias 08 e 12/06, com a realização do 'Festival di Teresa'.

Desenvolvido pela MOX Produções, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, e do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, o projeto será promovido no Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura, Espaço Cultural Higino, a Casa de Cultura Adolpho Bloch e a Casa da Memória Arthur Dalmasso.

Além da programação nesses locais, a Avenida Oliveira Botelho, no Alto, será fechada ao trânsito para receber grande parte da estrutura do festival, que terá entrada gratuita. Passarelas, palcos, telões, e mais de 20 restaurantes com pratos da culinária italiana vão movimentar a cidade.

O público poderá assistir a shows de música e danças típicas, intervenções de grupo de teatro motorizado inspirado na ‘Comédia Dell´arte’, palhaços, músicos solos, teatro e dança solos.

“Convido a todos, teresopolitanos e visitantes, para prestigiar esse grande evento”, frisa o Prefeito Vinicius Claussen. A secretária de Cultura, Cléo Jordão, complementa: “O ‘Festival di Teresa’ comemora o ano do bicentenário de nossa Imperatriz Teresa Cristina e sua origem italiana. Focado em atrativos da Itália, com objetivo de divulgar a história e a cultura para nosso povo e turistas. O evento contará com shows musicais, dança, gastronomia, cinema e muita diversão”.

No dia 7, às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, acontece a premiação do concurso temático ‘Soarte Festival di Teresa’. A abertura oficial do evento será na Prefeitura, no dia 8, a partir das 20h. Na ocasião, será entregue a ‘Medalha Imperatriz Teresa Cristina’ a personalidades que contribuem para a preservação da memória da homenageada.

Confira a Programação completa - clique aqui

Quem foi Teresa Cristina?

Teresa Cristina de Bourbon foi a terceira imperatriz do Brasil e reinou ao lado de D Pedro II durante 46 anos. Considerada “Mãe dos Brasileiros”, chegou ao país há 177 anos, a bordo da Fragata Constituição, acompanhada por uma grande comitiva que reunia artistas, artesãos e intelectuais. Figura doce, religiosa e culta, trouxe grandes contribuições para os brasileiros. Teresa Cristina nutria grande amor pelo Brasil e Teresópolis foi nomeada em homenagem a ela.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2022
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui