PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis faz reunião com líderes comunitários

Defesa Civil apresenta projetos de prevenção

Representantes de associações de moradores da cidade e do interior - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 02/03/2021
- Realizado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil no sábado, 27/02, no auditório da Igreja Lagoinha, na Várzea, o 1° Encontro de Líderes Comunitários reuniu representantes de associações de moradores da cidade e do interior.

Em pauta, a apresentação da equipe da secretaria e de três importantes iniciativas a serem executados ainda no 1º semestre de 2021 pelo órgão, dentro do plano da gestão do Prefeito Vinicius Claussen: a criação do Departamento de Proteção Comunitária, a implantação do projeto Engenheiro Comunitário de Defesa Civil e a extensão do Projeto Proteger Teresópolis para o bairro de São Pedro.

O encontro foi liderado pelo Coronel Albert Andrade, Secretário de Defesa Civil, e acompanhado pelo Secretário de Governo, Gilson Barbosa, e o Ouvidor Geral do Município, Leonardo Manso.

Também contou com a presença do Deputado Federal Hugo Leal, da vereadora Érika Marra e de representante do 16º Grupamento de Bombeiro Militar e do 30º Batalhão de Polícia Militar.

“Tivemos uma participação bem ampla dos líderes comunitários, atendendo o objetivo de aproximar a Defesa Civil das comunidades para identificar problemas de forma antecipada e apresentar soluções. Teremos um crescimento bem grande do nosso trabalho preventivo no período de outono e inverno, e a parceria das lideranças comunitárias é fundamental para o sucesso das ações planejadas”, avaliou o secretário da pasta, Coronel Albert Andrade.

Projetos

A primeira ação preventiva anunciada foi a criação do Departamento de Proteção Comunitária. A proposta é que o setor da Defesa Civil fique responsável pela interação com as lideranças comunitárias para a capacitação periódica dos voluntários dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.

Outra iniciativa apresentada foi a implantação do projeto Engenheiro Comunitário de Defesa Civil, também chamado de Engenharia do Bem. A proposta é oferecer auxílio técnico aos moradores de áreas de risco que têm suas casas interditadas por problemas estruturais, mas que não possuem recursos para contratar os serviços de um engenheiro para a desinterdição do imóvel, dentro das exigências do Decreto Municipal 4.846/2017.

A expansão do Projeto Proteger Teresópolis para o bairro São Pedro também foi anunciada. Lançado e homologado em março de 2019, o projeto une a Defesa Civil Municipal e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) no mapeamento dos bairros mais vulneráveis aos desastres naturais, criando protocolos de prevenção e de socorro específicos para a realidade climática, topográfica e geológica de cada área. té o momento foram atendidos Vale da Revolta, Jardim Meudon, Coréia, Quinta lebrão, Fonte Santa e Fischer. Interrompido devido à pandemia de Covid-19, o Proteger Teresópolis está previsto para ser retomado em abril.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2020
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui