PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Balanço positivo nas ações do Espaço do Empreendedor

Quase mil MEI's foram formalizados em seis meses

Imagem: Divulgação
Teresópolis, 23/11/2019 -
Inaugurado em maio e completando agora seis meses de funcionamento, o Espaço do Empreendedor de Teresópolis registrou 921 novos MEI’s (microempreendedores) formalizados.

A implantação do espaço representa um avanço para a cidade e para quem deseja empreender, com a oferta de cursos, oficinas e outras atividades voltadas para o planejamento e desenvolvimento dos negócios.

“O espaço foi um passo muito significativo para nossa cidade. Agiliza o atendimento, tira a burocracia do dia a dia e fomenta a abertura de novas empresas. Além disso, as melhorias implementadas no SINE, com a busca ativa de vagas junto às empresas do município, ajuda ao trabalhador no retorno ao mercado de trabalho”, enfatiza o Prefeito Vinicius Claussen.


O Prefeito destacou também a adesão ao alvará eletrônico automatizado, possibilitando que empresas com atividades econômicas classificadas de baixo risco tenham o documento emitido na hora. “É mais uma ação para melhorar o ambiente de negócios no município. Estamos desburocratizando procedimentos e facilitando a abertura de novas empresas, para a geração de renda. Com o reforço da arrecadação municipal, os recursos serão revertidos em mais obras e serviços em benefício da população”, destaca Vinicius Claussen.

Desde o início das atividades, o Espaço do Empreendedor já realizou cerca de 3 mil atendimentos, com 921 novos MEI’s formalizados, 374 empresas abertas, 93 alterações de empresas e 90 atendimentos de microcrédito produtivo. Foram promovidas 12 edições do projeto ‘Papo Empreendedor’ e 5 treinamentos para empreendedores, em parceria com o Sebrae. Duas oficinas voltadas para a capacitação de empresários, administradores e contadores sobre como participar de licitações também foram realizadas.

Facilitar a abertura de empresas e gerar empregos

No Espaço do Empreendedor, o pequeno e microempreendedor podem dar entrada em processos de abertura e legalização de empresas, esclarecer dúvidas sobre alvará e emissão de guias, ter orientações sobre pequenos negócios e buscar linhas de microcrédito. O trabalhador também tem um espaço dedicado a ele, com o Sine (Sistema Nacional de Emprego) atendendo junto ao Espaço.

São parceiros da iniciativa o Sebrae, que oferece capacitação, assessoria e consultoria; a Emater, a AgeRio (Agência Estadual de Fomento), que disponibiliza linhas de microcrédito, a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro). Equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fazem plantão no local. O Espaço do Empreendedor tem ainda o apoio da Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis) e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

O Espaço do Empreendedor, que fica no 1º piso da Prefeitura, é vinculado às secretarias municipais de Fazenda e de Trabalho, Emprego e Renda.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2019
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui