PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis sediou Fórum regional de Cultura

Participação de 11 municípios e do governo do estado

Fórum Técnico de Cultura - Foto: Jorge Maravilha
Teresópolis, 31/05/2019 -
Aconteceu nesta quinta, 30/05, na Prefeitura de Teresópolis, o Fórum Técnico de Cultura. O evento contou com a participação de secretários de Cultura de 11 municípios que integram o Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense).

Promovido pelo consórcio, o encontro também contou com as presenças do secretário estadual de Cultura, Ruan Lira, do vice-prefeito de Teresópolis Ari Boulanger e de representantes da Fecomércio/RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), do Fórum de Cultura de Teresópolis e de integrantes de escolas de samba da cidade.

Entre os assuntos abordados durante o fórum, destaque para o ‘Carnaval Sustentável 2020’, a ‘Caravana da Cultura’ e a Rede das Cidades Criativas da Unesco.

“O objetivo do ‘Carnaval Sustentável’ é que o estado possa colaborar, por meio do ICMS, na produção das escolas de samba de Teresópolis, o que converge com a ideia do Conleste de intercâmbio das escolas de samba dos 15 municípios do consórcio”, destacou a secretária de Cultura de Teresópolis, Cléo Jordão.

Cléo Jordão também frisou a importância da união das cidades para a concretização dos projetos do Conleste, como a ‘Caravana da Cultura’, na qual cada um apresenta sua gastronomia, destaques culturais e turísticos, entre outros pontos fortes.

Além de Teresópolis, participaram do Fórum Técnico de Cultura representantes das Prefeituras de Casimiro de Abreu, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Rio Bonito, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Nova Friburgo. Os consultores em Lei de Incentivo Estadual, Patrícia Moreno, e de Rede das Cidades Criativas da Unesco, Marcelo Manzatti, explicaram sobre os respectivos temas.

‘Carnaval Sustentável 2020’

O projeto ‘Carnaval Sustentável 2020’ tem o objetivo de criar ações para interiorização do Carnaval, de uma forma itinerante, entre os municípios consorciados, que gere desenvolvimento social e ativação da economia criativa. O conceito da sustentabilidade de reduzir, reutilizar e reciclar, como quesito principal na avaliação do desfile das escolas de samba localizadas no Conleste.

“A ideia é criar a Liga das Escolas de Samba do Conleste (Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense), que organizará o desfile que contará com a participação dos 15 Municípios da região, cujo diferencial será o respeito pelo meio ambiental. O quesito sustentabilidade será o fiel da balança com peso 3, ou seja, a escola de samba que mais utilizar-se de material reciclável será a grande campeã”, explicou o diretor-geral do Conleste, João Leal, que apresentou o Fórum Técnico de Cultura.

‘Caravana da Cultura’

A ‘Caravana da Cultura’ tem como metas integrar e mobilizar a população e a produção cultural das cidades do Conleste. Além disso, pretende fortalecer a identidade e o sentimento de pertencimento dos cidadãos. “É um projeto cultural que se desloca em comboio para apresentar, arte, gastronomia, atrativos turísticos e incentivar investimentos. Criar oportunidades de negócios e promover oficinas, além de oferecer cursos culturais, de economia criativa e de tecnologia”, pontuou João Leal.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2019
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui