PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Ambiente virtual simula antiga estação de trem

Estudante de Teresópolis desenvolveu ambiente imersivo

Gabriel de Castro Monteiro da Silva - Foto: Unifeso
Teresópolis, 28/12/2018 - Imagine voltar às décadas de 30 e 40 e conhecer como era a antiga estação de trem de Teresópolis.

Gabriel de Castro Monteiro da Silva, estudante do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra do Órgãos (UNIFESO), desenvolveu um ambiente imersivo, ou seja, um daqueles cenários que conseguimos explorar usando os óculos de realidade virtual. O projeto simula parte do extinto sistema ferroviário de Teresópolis, que durou 49 anos.

O Terê Trem, nome dado ao projeto, foi o Trabalho de Conclusão de Curso de Gabriel, que dedicou cerca de oito meses para finalizá-lo. O cenário foi recriado tendo como base fotos antigas, cedidas por Abel Lima Dallia, assessor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), livros históricos da cidade, além dos DVDs “Reminiscências de Teresópolis”, de Leo Bittencourt.

A ideia foi retratar o ambiente das décadas de 30 e 40. O estudante conta que conseguiu boas referências com o material coletado. Ele projetava as imagens antigas e modelava o cenário de forma a deixá-lo o mais realista possível. “Conseguimos informações interessantíssimas, principalmente em relação à locomotiva. Descobrimos que ela ia da estação do Alto à estação da Várzea de marcha à ré”, explica Gabriel.

O estudante, natural de Teresópolis, disse ter recebido a colaboração de várias pessoas para a realização do projeto, inclusive de Kival Simão Arbex, conselheiro da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), que contribuiu com suas lembranças do local. “Mostrei o cenário, e ele disse que havia uma escada em caracol na estação e que a plataforma era maior. Graças a essas contribuições pude fazer as alterações necessárias”, conta.

Fonte: Unifeso - Juliana Lila
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2018
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui