PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Sarau histórico 'Teresópolis, Cidade de Teresa'

Representante da Família Imperial esteve no evento

Os personagens bufão, Imperatriz Teresa Cristina e André Rebouças com Penhair Carlotti e Josiane Fonseca - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 01/12/2018 -
Teresópolis realizou, nesta quinta, 29/11, o Sarau Histórico Cultural 'Teresópolis, Cidade de Teresa', no hall do Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura Municipal.

Promovido pela Secretaria de Cultura, o espetáculo contou com música de qualidade e até com a presença de um bufão, que garantiram o clima de época do evento em celebração aos 175 anos da chegada da Imperatriz Teresa Cristina ao Brasil.

A primeira-dama Paula Schütte, a esposa do vice-prefeito, Joana Scussel, e secretários municipais prestigiaram o evento. É importante reviver essa história nesse espaço, o Palácio Teresa Cristina, em homenagem à Imperatriz. Pretendemos realizar outros saraus para levar à população o resgate da nossa história”, comentou Cléo Jordão, Secretária Municipal de Cultura.

A Diretora Social do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro, Penhair Carlotti, marcou presença no Sarau Histórico, que teve ainda a exibição de mensagem de agradecimento do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança. “Tive a honra de representar a Família Imperial e estou muito feliz. É uma grande emoção estar nesse Sarau, que foi extremamente bem organizado. Estou encantada em participar dessa homenagem a nossa querida Imperatriz Teresa Cristina”, agradeceu Penhair Carlotti.

A programação

O evento contou com a performance da atriz Edinar Corradini e do subsecretário de Turismo, Henrique Silva. Caracterizados como os personagens históricos Imperatriz Teresa Cristina e André Rebouças, eles deram as boas-vindas aos convidados. O público foi brindado com belas apresentações instrumentais dos músicos Annalu Braga e Jorge Péculas, Thiago Cota, Elisa Wiermann e da subsecretária de Cultura, Luciana Pegorer, resgatando os tempos antigos.

O diretor da Casa da Memória Arthur Dalmasso, Rafael Corrêa, fez breve palestra sobre a história da Teresópolis Colonial. Já a cerimonialista Aline Quintão apresentou dados históricos e curiosidades sobre a vida da Imperatriz Teresa Cristina. Considerada “Mãe dos Brasileiros”, ela chegou ao Brasil há 175 anos, a bordo da Fragata Constituição e acompanhada por uma grande comitiva que reunia artistas, artesãos e intelectuais.

O projeto

O projeto de comemoração pelos 175 anos da chegada da Imperatriz Teresa Cristina ao Brasil foi apresentado à Secretaria de Cultura pela cerimonialista teresopolitana Aline Quintão. “Sempre gostei desse mundo de príncipes e princesas e, em leitura, cheguei à data histórica da chegada de D. Teresa ao Brasil. Pesquisei mais para conhecê-la melhor e apresentei a proposta de resgate da nossa história, já que somos a Cidade de Teresa. A Secretaria de Cultura topou e hoje damos o pontapé inicial nesse projeto”.

De acordo com a Subsecretária de Cultura, Luciana Pegorer, a secretaria tem um projeto para reavivar as raízes históricas de Teresópolis. “Este sarau dá início a um projeto que pretendemos realizar no ano que vem, pelo menos nas escolas municipais, com um olhar especial sobre a história do município”, finalizou.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2018
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui