PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Programa de Controle do Tabagismo em Teresópolis

Prefeitura capacita cinco Unidades de Saúde da Família

Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde de Teresópolis - foto: PMT
Teresópolis, 23/06/2018 -
O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde de Teresópolis oficializou nesta quinta, 22/06, a capacitação de cinco Unidades de Saúde da Família a realizar o programa em suas sedes.

Além disso, nove integrantes do Programa deram os seus depoimentos sobre como estão se mantendo longe do tabagismo. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, na Tijuca.

Marcia Sayão, coordenadora Programa de Controle do Tabagismo, destacou a importância sobre a participação das unidades no programa para a população que busca abandonar o cigarro.

 

“Nosso programa só acontece porque as pessoas tiveram a coragem e a firmeza de acreditar que podem mudar esse processo de fumar, incentivando inúmeros interessados a buscar o Programa de Tabagismo e saber que podem viver sem o cigarro.”

As Unidades de Saúde da Família do Meudon, do Rosário, do Perpétuo, da Granja Guarani e de Araras foram capacitadas para receber pessoas dispostas a abandonar o tabagismo. Além disso, as cinco unidades receberam as placas oficializando que são ambientes livres de tabaco.

“Em primeiro lugar, a gente realizou uma capacitação com a equipe para que o posto fosse um ambiente livre de tabaco. Isso para que as pessoas que utilizam a unidade não tivessem contato com cheiro e com fumantes a sua volta, esse foi o primeiro passo. Agora, com os pacientes que manifestam a vontade de parar de fumar nas consultas, estamos fazendo uma busca ativa para realizar as entrevistas e iniciar o grupo antitabagismo”, explicou Patzy Rebello, enfermeira da Unidade de Saúde da Família do Meudon.

Para aqueles que fazem parte do Programa de Controle de Tabagismo, a Secretaria de Saúde promoveu uma mesa de conversa, a fim de abordar os passos e como os participantes do Programa estão abandonando o tabaco.

Dona Lourdes de Fátima Pacheco, que já participou do Programa de Combate ao Tabagismo, está há 12 anos e 3 meses sem fumar e participou da roda de conversa. “Para aqueles que desejam largar o cigarro, a primeira coisa a fazer é ter muita força de vontade, sem isso não adianta. O segundo passo é procurar ajuda. Eu sei que, por mim mesma, eu não ia conseguir. Eu precisava de ajuda, fui atrás e, graças a Deus, eu parei”, incentivou a aposentada.

O Programa de Controle do Tabagismo realiza reuniões semanais e mensais com os fumantes, na sede da Secretaria de Saúde, na Tijuca. As inscrições para participar do programa podem ser feitas pelo telefone 2743-1726.

Portal Terê - Com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2018
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui