Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

II CONFESO inova estratégias de apresentação

Programação muito variada e de qualidade


II CONFESO - foto: UnifesoTeresópolis, 27/10/2017 -
Ciência, Inovação e Tecnologia: alicerces do ensino de qualidade.

Este foi o tema que abriu muitos espaços de diálogo, troca de experiências e interação entre a comunidade acadêmica nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde e Ciências e Tecnologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e diversos profissionais que participaram do II Congresso Acadêmico Científico do UNIFESO (II CONFESO), realizado entre os dias 17 e 19 de outubro.

O Congresso reuniu um conjunto de atividades acadêmico-científicas oriundas dos cursos de graduação e pós-graduação do UNIFESO somando e difundindo conhecimento, ampliando as possibilidades de campo de atuação profissional.

Veterinária no II CONFESO - foto: Unifeso

 

Foram realizadas atividades como mesas-redondas, palestras, conferências, apresentação de trabalhos, minicursos, oficinas/workshops, hands on, feira de ciências, ações junto à comunidade e jornadas acadêmicas.

“Estou surpresa com a quantidade de profissionais experientes tratando de diferentes assuntos. Mesmo ainda não tendo cursado todas as disciplinas da graduação, já adquirimos muita experiência em diversas áreas, o que sem dúvida acrescenta muito ao nosso currículo, fora que este contato com o mercado de trabalho tem sido valioso. Falo por mim e por meus colegas, foi unanimidade, ficamos muito satisfeitos com o Congresso”, elogiou Talita Rocha Paim, do curso de Engenharia Civil.

 

“Os eventos planejados trouxeram para os estudantes uma adesão maior do que na primeira edição do CONFESO. Acreditamos que isso se deve à consciência do estudante e do professor desta necessidade de em um congresso acadêmico científico da Instituição valorizarmos a nossa produção”, notou a professora Eveline Guedes, Diretora Interina de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Apresentação dos planos de incentivo

Entre as novidades deste ano, a Jornada Acadêmica de Apresentação dos Planos de Incentivo do UNIFESO (JAAPI) trouxe uma nova estratégia de exposição dos trabalhos: a produção de banners foi substituída por slides em rodas de conversa. De acordo com a professora Mariana Beatriz Arcuri, Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o principal motivo foi considerar que “a apresentação oral de um trabalho científico em um congresso seria para um estudante mais interessante do que um banner estático, fora que esta experiência vale até mais pontos em muitos concursos, portanto, apostamos nesta ideia”.

A medida também visou a preservação do meio ambiente, poupando a impressão de grande número de banners. “Consideramos a sensibilização e a solicitação de alguns de nossos cursos e da Sala Verde de diminuir esses materiais, pois entendemos como uma manipulação e produção de plástico desnecessária”, observou a professora Mariana, comemorando a adesão dos professores e estudantes no evento, que teve mais de 200 trabalhos aprovados.

No JAAPI foram apresentados projetos apoiados pelos Programas de Incentivo do UNIFESO como: PICPq (Plano de Incentivo a Iniciação Científica e à Pesquisa), PIIT (Plano de Incentivo a Inovação e Tecnologia), PIEx (Plano de Incentivo à Extensão) e PICEL (Plano de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer).

Além destes, também foram expostos os projetos apoiados por agências de fomento externo como: CNPq/MCTIC (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) a partir dos Programas PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação); CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a partir do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência); FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) a partir do Programa Jovens Talentos.

O Centro Cultural FESO Pro Arte também contribuiu ao Congresso levando cultura e momentos de descontração através apresentações teatrais e de poesia, além de shows que encerraram o evento com chave de ouro.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui