Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Parceria com Unifeso para curso de Geoprocessamento

Apoio do Comitê Piabanha e Agevap promove capacitação

Curso GEoprocessamento  - Foto: Unifeso
Teresópolis, 22/09/2017 -
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) sediou, de 19 a 21 de setembro, o minicurso “Geoprocessamento e uso de Banco de Dados Espaciais, Sistema SIGA-CEIVAP e software livre QuantumGIS”, com conteúdo sobre o uso do software QuantumGIS e da ferramenta de Análise Espacial Avançada TauDEM no tratamento de Informações Geoambientais.

De acordo com o professor José Roberto Andrade, dos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), o objetivo foi promover a capacitação para membros do Comitê Piabanha (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e Sub-Bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto), funcionários da AGEVAP (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul), estudantes e professores do UNIFESO.

Esses profissionais são diretamente interessados na utilização de Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais para a realização de análises espaciais na região da Bacia Hidrográfica do Rios Paraíba do Sul e Piabanha. “Durante o curso foram desenvolvidas atividades práticas com uso de GPS para coleta de dados e coordenadas de pontos na área do Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, e sua utilização no Sistema”, contou.

A realização do treinamento no Laboratório de Projetos e Prototipagem tem como objetivo a consolidação da parceria entre o CCT, o Comitê Piabanha e a AGEVAP para a capacitação de pessoal, desenvolvimento de pesquisas de interesse mútuo e divulgação de mapas e dados para a comunidade dos municípios pertencentes à região das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e Piabanha.

O minicurso é uma continuação do treinamento no Sistema SIGA-CEIVAP que aconteceu no UNIFESO em maio de 2017, contando nesta edição com os instrutores Gabriel Lardosa, Gestor Ambiental que atua na Coordenadoria de Gestão do Território e Informações Geoespaciais da Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e David Costa, especialista em Recursos Hídricos da AGEVAP e responsável pelas atividades técnicas do Comitê Piabanha.

“Hoje temos esta plataforma online, que é a SIGA-CEIVAP, que reúne uma série de dados cartográficos e geográficos da nossa região. É importante que os profissionais atuantes e os em formação na área, assim como as pessoas que atuam na gestão de municípios devem conhecer essas ferramentas para uso do planejamento em seus territórios”, comentou David Costa. Ele frisou ainda que o Comitê Piabanha compreende dez municípios incluindo Teresópolis, “contudo, é necessário ter profissionais capacitados na região e é de grande importância esta parceria com o UNIFESO”.

Fonte: Unifeso - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui