Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Unifeso  combate o tabagismo na Instituição

Grupo é coordenado por professor de Medicina

Grupo contra o tabagismo - Foto: Unifeso
Teresópolis, 16/05/2017 - Mais de dez pessoas entre funcionários e estudantes do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) integram neste ano o grupo contra o tabagismo coordenado pelo professor Carlos Luiz da Silva Pestana, do curso de Medicina.

Segundo ele, o trabalho segue a proposta do Ministério da Saúde de combate ao tabagismo, que é um dos maiores fatores ‘evitáveis’ de risco de morte e incapacidade.

“Trazemos para dentro da Instituição esta discussão com funcionários e estudantes, para tentarmos com isso, junto ao tratamento, fazer os dependentes do cigarro pararem”, conta.

O professor Carlos Pestana alerta ainda para as vantagens de largar o vício. “Quando o dependente deixa o cigarro melhora a qualidade de vida em todos os aspectos, como olfato e paladar, a performance na atividade física, a ansiedade, assim como a expectativa de vida e a economia do dinheiro que se gastaria. É um despertar para outra vida em que talvez nunca tenha vivenciado na fase adulta por limitação do cigarro, já que a grande maioria começa a fumar na adolescência”, aponta.

Ele conta que o tratamento inicia com quatro importantes etapas, que consistem primeiramente em retirar o cigarro do comportamento social, depois da dependência química em seguida da psicológica. Ao final seguem os encontros quinzenais para prevenção de recaída. No dia 8 de maio os participantes realizaram no segundo encontro, etapa na qual recebem o adesivo de nicotina e compartilham os primeiros resultados.

Etelvina Gonçalves, funcionária da Central de Esterilização, está participando determinada a deixar o vício. “Eu não gosto de fumar, mas é como se a minha mente pedisse. Já parei outras vezes, mas dessa vez espero que não voltar mais”, garantiu.

Portal Terê - com informações da AsCom - PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui