Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Inaugurado o Centro de Diálise de Teresópolis

Atendimento a pacientes renais começa na terça

Placa de inauguração do Centro de Diálise de Teresópolis - Foto: Marcelo Rosa
Teresópolis, 25/11/2016 -
  O prefeito Mario Tricano inaugurou nesta quinta, 24/11, o Centro Municipal de Diálise de Teresópolis, localizado na Tijuca. Com isso, cerca de 90 pacientes renais de Teresópolis voltam a fazer hemodiálise na cidade, depois de 3 anos de deslocamentos para os municípios de Magé e Itaboraí.

Com licença do Governo do Estado, o Município aguarda habilitação do Ministério da Saúde, responsável pelos custos do tratamento. Porém, a unidade vai começar a funcionar.

“A Prefeitura vai assumir temporariamente o pagamento para que essas pessoas possam usufruir imediatamente dos serviços de hemodiálise em Teresópolis”, garantiu Tricano.

Diálise é sinônimo de sofrimento, e em Teresópolis isso se agravou. Humanamente era impossível para os pacientes continuarem esse tratamento fora do município”, pontuou o prefeito Mario Tricano.

 

Centro Municipal de Diálise é inaugurado em Teresópolis - 24/11/16 - Produção AsCom PMT
Caso não veja o vídeo - Clique aqui

 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Julio Cesar Ambrosio, até segunda-feira, 28, a unidade passará por desinfecção de todas as instalações, e também serão montados os turnos de atendimento. Os primeiros pacientes renais serão atendidos a partir desta terça-feira, dia 29, deixando para trás o sacrifício de horas de viagem. “O tratamento em si sacrifica bastante, mas a viagem debilita ainda mais o paciente, que passa horas numa máquina. A gente espera melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, que poderão se tratar na cidade onde moram”, assinalou o secretário.

O vice-prefeito Sandro Dias também comemorou a abertura do Centro de Diálise. “É um sonho realizado, apesar de tudo o que foi lembrado sobre o sofrimento das pessoas nos últimos anos. Não estamos oferecendo uma clínica qualquer, mas o melhor que existe no mercado, com tratamento humanizado. Muito bom poder viver esse momento”, concluiu.

O CentroInstalações do Centro Municipal de Diálise - Foto: Marcelo Rosa

Localizado na Rua Roberto Rosa, 366, na Tijuca, o centro de terapia renal funcionará de segunda a sábado, das 7h às 17h. Com equipamentos e profissionais especializados, a clínica tem 35 cadeiras e capacidade para até 105 atendimentos. O serviço será prestado pela empresa Renal Assistência Médica, contratada por licitação para gerir a unidade.

“Vamos acompanhar quem faz hemodiálise e os que fazem consulta no ambulatório do SUS e forem referenciados pela rede. A clínica está estruturada para atender até 200 pacientes por mês, conforme determinação do Ministério da Saúde”, explicou o médico nefrologista Virgílio Delgado, responsável técnico da clínica.


Segundo ele, haverá retaguarda hospitalar caso ocorra alguma intercorrência grave. “Quem passar mal durante o tratamento terá atendimento assegurado no Hospital das Clínicas e no São José, que estão contratualizados como hospitais de retaguarda do Centro de Diálise. Também daremos suporte à UPA”, informou Virgílio.

Transplantado, Oziel Alves da Silva acompanhou toda a luta pela abertura do Centro de Diálise. “Foi muita luta e muito choro, mas é uma vitória para os pacientes da hemodiálise. Agradeço a Deus, à Prefeitura e à Secretaria de Saúde pela realização desse sonho. Tenho certeza que agora vão acabar os óbitos”.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2016
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui