Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

III Semana do Meio Ambiente em Teresópolis

Diversos eventos, confira a programação completa

Preservação do meio ambiente - Foto meramente ilustrativa
Teresópolis, 19/05/2016 - Com uma grande programação, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realiza, de 3 a 10 de junho, a III Semana do Meio Ambiente. As atividades vão acontecer nos campi Antonio Paulo Capanema de Souza e FESO Pro Arte, no Alto; e Quinta do Paraíso, na Prata.

Para dar início às atividades, acontece no dia 3, o Café Científico com Sarau Ambiental com a cantora Mariana Pereira (MPB com temática de meio ambiente), no Campus Quinta do Paraíso.

A abertura oficial acontece no dia 6, a partir das 18h, no Auditório do Campus FESO Pro Arte, com a participação especial dos professores de música do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP).

Na sequência palestra sobre o Comitê Piabanha e exposição do Projeto Núcleo de Apoio à Drenagem Urbana Sustentável (NADUS). Às 20h, Pesquisa-Ação com as comunidades do Jardim Serrano e Quebra-Frascos: Educação Ambiental e Participação Sociopolítica na Gestão Ambiental Pública.

Ainda na programação da Semana do Meio Ambiente, as palestras “O Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Trajetória e Perspectivas, “Aprochácara: uma experiência de sucesso incentivada pelo Rotary Club” e “Bioremediação e Recuperação de Áreas Degradadas”; debate sobre Saneamento Ambiental; Cine Café com a exibição do filme “Saneamento Básico”; Café Científico sobre “A evolução das cidades urbanas: arquitetura sustentável” e Apresentação da Objetivo Empresa Junior do CCT. Durante toda a semana do evento também será realizada uma exposição de banners dos estudantes, visita à galeria de artes do Centro Cultural e exposição de mudas de árvores e sementeiras da Aprochácara.

Programação completa:

Dia 03/06

Campus Quinta do Paraíso
Sala 5 do Prédio dos Laboratórios
17h - Café Científico - Sarau Ambiental com a cantora Mariana Pereira (MPB com temática de meio ambiente)

Dia 06/06

Campus FESO Pro Arte
Auditório
18h - Abertura. Participação especial dos professores de música do CCFP
18h30
Palestra - O Comitê Piabanha - Paulo Leite
Exposição - Projeto Núcleo de Apoio à Drenagem Urbana Sustentável (NADUS) - Profa. Teresa Lindoso
20h - Pesquisa-Ação com as Comunidades do Jardim Serrano e Quebra-Frascos: Educação Ambiental e Participação Sociopolítica na Gestão Ambiental Pública.
Docentes: Maria Helena Carvalho, Renan Marques Pereira e Marcus Gomes (convidado).
Estudantes: Thamirys Domingues, Cristiane Tiemi Yoshikawa, Rodrigo Salgado Martuchelli, Philippe Ribeiro, Pamela Diniz Gomes e Victor Cunha

Dia 07/06

Campus FESO Pro Arte
Auditório
18h30 - Palestra - O Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Trajetória e Perspectivas - Leandro Goulart (Diretor do PARNASO)
20h30 – Palestra - Aprochácara: uma experiência de sucesso incentivada pelo Rotary Club - André Roberto Gomes de Carvalho (Aprochácara) e Prof. Nélio Paes de Barros (Rotary Club)

Dia 08/06

Campus Antonio Paulo Capanema de Souza
Multimídia Afif
17h - Café Científico com estudantes e professores dos cursos de Ciências Biológicas e engenharias Ambiental e Sanitária, Civil e de Produção.
Tema: A evolução das cidades urbanas: arquitetura sustentável
Palestrante: Prof. Nélio Paes de Barros (arquiteto e urbanista, representante do Brasil no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA e membro do Conselho do CCFP)
Mediação: Profa. Maria Helena Carvalho

Dia 09/06

Campus FESO Pro Arte
Auditório
17h - Debate: Saneamento Ambiental
Mediadores: Profa. Maria Helena Carvalho e Marcus Gomes (PARNASO)
Participação: Josué de Araújo e Kátia da Silva Ribeiro (Associação dos Catadores da População em Situação de Rua do Estado do Rio de Janeiro - ACPRURJ)
18h30 - Palestra: Bioremediação e Recuperação de Áreas Degradadas - Prof. Silvio Roberto de Lucena Tavares (EMBRAPA SOLOS)
20h30 - Apresentação da Objetivo Empresa Junior, Protótipo Reciclável

Dia 10/06

Campus FESO Pro Arte
Galeria de Arte
14h - Visita de estudantes do 5° ano do ensino fundamental do CESO à exposição “Meio Ambiente em Gravura”, da artista Maria Lucia Maluf
Campus Antonio Paulo Capanema de Souza
Sala de Vídeo
14h30 - Cine Café (para estudantes do CESO e público em geral)
Filme: Saneamento Básico, de Jorge Furtado
Debatedoras: Professoras Eveline Miranda e Maria Helena Carvalho

- Durante toda a semana do evento será realizada uma exposição de banners dos estudantes, visita à galeria de artes do CCFP e exposição de mudas de árvores e sementeiras da Aprochácara.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2016
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui