Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Teresópolis quer participar de Parque Tecnológico

Prefeitura e iniciativa privada desenvolvem projetos

Parque Tecnológico em Petrópolis - Foto: Divulgação
Teresópolis, 05/03/2016 -
Teresópolis quer participar efetivamente do Projeto Parque Tecnológico Região Serrana. Diversas reuniões têm sido promovidas pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia com empresas como o Unifeso e outras empresas de educação e tecnologia da cidade.

O Parque Tecnológico foi criado em Petrópolis e, desde a sua fundação, é a Instituição responsável por várias inovações que vão ao encontro de necessidades que podem ser solucionadas pelo mundo digital.

Naquela cidade, por exemplo, através do Parque Tecnológico houve a instalação em 2015 de um megacomputador em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia. O investimento foi de R$ 60 milhões.

O potente equipamento possibilita notáveis avanços em pesquisas nas áreas de energia, engenharia, química, meio ambiente, meteorologia, ciências biológicas e, principalmente, nanotecnologia. O megacomputador está à disposição das empresas locais e regionais para pesquisas nas citadas áreas.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia de Teresópolis tem recebido o apoio do Diretor Executivo da Alterdata Software, Ladmir Carvalho, nos contatos com a diretoria do Parque Tecnológico e, na próxima sexta-feira, acontece reunião naquela Empresa com Jonny Klemperer, Coordenador do Parque, e Elaine Andrade, Diretora do Centro de Ciências e Tecnologia do UniFeso:

'Uma ação integrada com muita energia, desprendimento, onde os parceiros estão sinceramente entusiasmados com a possibilidade de incluirmos Teresópolis em tão importante iniciativa. A Alterdata já participa do Parque e, por acreditar no atual Governo, assegura apoio e é estratégica nestes primeiros passos. O UniFeso será uma indispensável alavanca acadêmica para a nossa evolução', frisa José Renato de Miranda, Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia.

Redução de custos

Foi realizado encontro entre o Secretário de Ciência e Tecnologia, José Renato de Miranda, e a Coordenadora do SebraeTec, Anna Plassing. Após o detalhamento dos objetivos do Governo e compatibilização com serviços do SebraeTec, ficou previsto outro contato para desenvolvimento da parceria. Uma das possíveis ações em conjunto é a disseminação do programa para redução de custos com energia e outros desperdícios no dia a dia de uma empresa.

Em específico com o UniFeso, também em recente reunião, ficou definido o suporte do novo Governo de Teresópolis para eventos e busca de financiamentos para projetos: 'Pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, teremos aqui a Jornada de Pesquisa e Iniciação Científica e a Feira de Ciência e Tecnologia, com a inclusão das escolas municipais de ensinos médio e fundamental' adianta a Diretora Elaine Andrade.

Outra parceria do Governo com o UniFeso é o apoio para liberação de financiamentos junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Em breve, equipes do UniFeso apresentarão os projetos. Hoje, o UniFeso é responsável pelo software VigDengue, que faz o acompanhamento e vigilância dos casos notificados de dengue. É uma inovação pioneira no Brasil.

Portal Terê - Com informações AssCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2016
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui