Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Equipes de monitoramento da Saúde começam a agir

Controle e fiscalização dos prestadores de serviços

UPA Teresópolis Foto: Marcelo Roza
Teresópolis, 10/12/2015 -
Completando um mês no cargo, o secretário de Saúde de Teresópolis, Henrique Medina Vargas, fez um balanço de sua atuação inicial à frente da pasta mais criticada pela população da cidade.

Segundo Henrique, começa a surtir efeito a mobilização de equipe técnica na tomada de medidas para melhorar o funcionamento dos setores e o atendimento à população, seriamente afetados por conta do atual cenário econômico e financeiro do Município.

A criação de comissões de avaliação, controle e fiscalização dos prestadores de serviços contratados pela Prefeitura, a fim de acompanhar o atendimento dos pacientes, principalmente em relação à internação hospitalar, é uma das iniciativas postas em prática.

Segundo ainda o Secretário, o resultado já pode ser percebido em relação à UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Nathan Garcia Leitão: 'A UPA, quando assumimos, tinha uma média de 33 pessoas internadas. Hoje estamos com uma média de 12, mas já chegamos a sete, oito pessoas. Essa equipe vai in loco verificar se existe disponibilidade de leito, de CTI. Uma unidade de urgência e emergência tem que ficar com o paciente no máximo 24 horas. Não conseguimos atingir esse patamar, mas já reduzimos de forma drástica. Dessa forma conseguimos trazer uma melhoria para a população'.

POA 2016

A reformulação do POA (Plano Operativo Anual) para 2016 – documento que define a contratualização dos hospitais da cidade, e a informatização do setor de regulação de exames, consultas médicas e de cirurgias no próximo ano são outras ações planejadas. Tudo sempre com o acompanhamento de órgãos como Secretaria de Estado de Saúde, Ministério Público e Defensoria Pública.

'Hoje nós temos, além do controle e avaliação da UPA, comissão da atenção básica e de licitação. Estamos entendendo como tudo funciona para saber o real consumo de medicamentos, de material, de insumos, para que dessa forma possamos utilizar as verbas públicas da forma mais transparente possível, e de modo econômico. Nós temos que trabalhar com economicidade sempre', assinala o secretário.

Departamento Jurídico

A reorganização do departamento jurídico da Secretaria de Saúde para atuação efetiva nas questões ligadas à transferência e internação de pacientes, é outra conquista destacada por Henrique Medina. “Esse setor cuida de todas as ordens judiciais de pacientes. Hoje praticamente não chega nenhuma ordem judicial, todas que vêm já estão cumpridas. Ressaltamos que esse departamento está aberto para qualquer cidadão, qualquer demanda que tenha necessidade de apoio jurídico”, informa.

Questões como retomada de requerimento de vale transporte para pacientes em tratamento de saúde e a recuperação de veículos da frota, que se encontra praticamente sucateada, são outras ações em curso.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui