Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Caminhada pela prevenção do câncer agitou Teresópolis

 Evento do Outubro Rosa e Novembro Azul

Caminhada da campanha de prevenção ao câncer - Foto: Marcelo Rosa
Teresópolis, 03/11/2015 -
Na manhã do sábado, 31/10, aconteceu em Teresópolis a terceira edição da caminhada de alerta para a importância da prevenção na luta contra o câncer.

O evento reuniu pacientes com câncer, familiares, profissionais de saúde e o público em geral, movimentando o centro de Teresópolis. Integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer também aderiram à campanha.

A iniciativa uniu as ações do Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e do Novembro Azul, focado no combate ao câncer de próstata, os principais causadores de morte entre as mulheres e os homens, respectivamente.

Coordenadora da Divisão de Programas de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, a médica Maria da Conceição Monteiro Salomão comemorou o sucesso da caminhada. '“É um momento de reflexão, para que as pessoas olhem para a sua saúde. Principalmente no que se refere ao combate ao câncer de mama e de próstata, que ainda registram alto número de óbitos por falta de conhecimento e de prevenção”, ressaltou.

“Temos que sensibilizar a população para a importância de se cuidar e fazer os exames periodicamente, pois o diagnóstico precoce facilita o tratamento”, completou a assistente administrativa Maria das Graças Medeiros, da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher.

A fisioterapeuta Gabriella Martuchelli, coordenadora do Grupo de Apoio Amigas da Mama, também vibrou com a mobilização popular. “Ficamos muito felizes em saber que as pessoas estão aceitando melhor, estão se auto-prevenindo. A gente percebe uma maior adesão das pessoas. Eu acho que é o despertar da prevenção”, observou.


Os participantes seguiram pelas avenidas Feliciano Sodré e Lúcio Meira, passando pela Calçada da Fama e se reunindo na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. No percurso, foram distribuídos folhetos explicativos sobre o câncer de mama e de próstata, numa ação de sensibilização para a importância da prevenção. Supervisionada pelo secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, equipe da Guarda Municipal acompanhou a caminhada, garantindo a segurança dos participantes e a fluidez do trânsito.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui