Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Inventário da Oferta Turística em Teresópolis

 Estado do Rio de Janeiro dá início ao Censo do Turismo

Ronaldo Fialho assina o documento que confirma a participação - Foto: SecTur
Teresópolis, 21/10/2015 -
Com a finalidade de mapear atrativos turísticos, infraestrutura, equipamentos, serviços e cadeia produtiva do segmento, o Rio de Janeiro vai iniciar o Inventário da Oferta Turística – IOT, ampla pesquisa de campo encomendada pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, para municípios das regiões prioritárias.

Nesta segunda-feira, 19, a Setur-RJ/TurisRio assinou, com as 23 cidades contempladas (entre elas Teresópolis) os termos de compromisso de parceria para a realização do estudo, que será desenvolvido pela UFF - Universidade Federal Fluminense. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) o inventário é um instrumento de fundamental importância para a elaboração de ações e planejamento público.

Para o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, o OIT, que faz parte do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR/RJ), funciona como referência para informações e investimentos. “É primeira vez que o Estado realiza uma macro pesquisa de mercado junto ao setor. O estudo será um balizamento para diversos programas públicos e privados, em função do detalhamento minucioso da oferta turística. O Inventário colabora ainda para a gestão e para estratégias promocionais dos municípios, contribuindo para o desenvolvimento regional do trade em todo o Estado”, explica Nilo Sergio Felix.

Já o secretário de Turismo de Teresópolis, Ronaldo Fialho, ficou satisfeito com o fato de Teresópolis ter sido incluída entre as 23 cidades que estarão na pesquisa. "Estamos contentes de estar aqui representando Teresópolis, uma vez que muito nos honra estar entre os principais destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro".

Segundo a TurisRio, a previsão que os resultados sejam obtidos de 6 a 10 meses, sendo que neste período os dados já poderão ser utilizados pelo setor. Licitado pela Secretaria Estadual de Turismo o trabalho será desenvolvido por professores e estudantes da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). O IOT-RJ contará com a participação de mais de 100 profissionais.

Durante o evento desta segunda-feira, os secretários municipais assinaram o documento que confirma a participação e autoriza a realização das pesquisas. Serão contempladas as cidades de Angra dos Reis, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Barra do Piraí, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itatiaia, Mangaratiba, Niterói, Nova Friburgo, Paraty, Petrópolis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia,Teresópolis, Valença e Vassouras.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui