Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Jornada Jurídica debate combate a corrupção

Observatório Social e o controle da gestão pública

Jornada Jurídica - Foto: Unifeso
Teresópolis, 30/09/2015 -
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou entre os dias 23 e 25 de setembro a XXI Jornada Jurídica, organizada pelo curso de Direito, com o tema 'O Direito e o combate à corrupção'.

O evento ocorreu na Sala do Tribunal do Júri, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Alto), com auditório lotado durante toda a programação.

A abertura da jornada abordou a atuação do Observatório Social no acompanhamento da gestão pública municipal e a parceria com o curso de Direito do UNIFESO, possibilitando a participação de alunos voluntários nos trabalhos de verificação de editais lançados pela Prefeitura e apontamento de eventuais distorções.

O professor Leonardo Figueiredo Barbosa, coordenador do curso, destacou que "existe um enorme esforço mundial para que se comece a identificar os procedimentos de corrupção e mecanismos para que estes atos possam ser combatidos. Ter um grupo que pesquisa sobre esse assunto, ter uma universidade preocupada é extremamente importante para a cidade e para que os universitários entendam que a formação deles é voltada para uma cidadania ética e ativa".

O professor Alexandre Ferreira de Assumpção Alves (UERJ e UFRJ) foi o convidado para a mesa de encerramento da Jornada Jurídica. “Venho trazer informações importantes a respeito da legislação. Muitas vezes há notícias que saem na imprensa que não possuem aspectos técnicos, muitas questões são deturpadas, coisas de que o leigo não tem conhecimento. Então venho dar uma noção para o aluno de Direito sobre legislação e o instrumental que foi criado agora para que se possa punir quem quer que tenha cometido atos prejudiciais à Administração Pública”, explicou.

Os estudantes que atuam como voluntários no Observatório Social destacaram sua participação nas ações da entidade. “Além do aprofundamento em leis, sabendo que nossa cidade está passando por um momento difícil, através do grupo temos acesso a licitações da prefeitura, para estudar e ver se estão corretas. Está sendo muito legal, abre muitos horizontes, muitas visões de mundo, então eu penso que mais alunos deveriam participar e se integrar para saber o que está acontecendo”, afirmou Juliana Guerreiro, do nono período. “A gente está podendo ajudar de alguma forma para que esses processos sejam realizados dentro da lei”, completou Nilton Costa Ferreira, também do nono período.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui