Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Educação Municipal reinicia os trabalhos

A coordenadora do PNAIC, Cristina Esteves - Foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 23/09/2015 -
Em solenidade realizada recentemente. no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Agriões, foram retomados os trabalhos pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

'Agora retomamos nossas atividades com o objetivo de continuar essa discussão com os professores que, desde 2013, vem repensando a alfabetização e a importância da criança ser alfabetizada até os 8 anos', comentou a professora Cristina Esteves, coordenadora do programa em Teresópolis.

Na abertura do evento, além de pautas administrativas e pedagógicas, houve também um momento cultural com as professoras Marcia Peixoto e Iolanda Anjos. Convidada, a professora Ana Paula Coutinho, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), falou sobre a importância da alfabetização na idade certa. “A EJA rejuvenesceu nos últimos anos. Hoje temos um índice elevado de jovens em nossas salas de aula. Por isso, os professores devem refletir sobre a importância da alfabetização e da escolarização na idade certa, para que esse número diminua”, alertou Ana Paula.

O PNAIC compreende um curso formativo para professores alfabetizadores com coordenação geral da UFRJ e encontros presenciais realizados às segundas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados das 8h às 17h. O MEC oferece para os participantes uma bolsa em dinheiro durante os meses de formação continuada.

Em Teresópolis, os Orientadores Pedagógicos e Professores recém-contratados, que estão participando como ouvintes, recebem todos os benefícios inclusive a bolsa integral, custeada pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

'Esperamos que o Programa continue e seja cada vez mais aperfeiçoado para colhermos os frutos disso no futuro', concluiu Carla Rabello, diretora pedagógica da Secretaria de Educação.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui