Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Conferência do Meio Ambiente em Teresópolis

Implementação do Plano de Saneamento Básico

Sheila Valle, superintendente da Secretaria de Estado do Ambiente - Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 23/09/2015 -
Teresópolis realizou nesta segunda, 21/09, no Teatro Municipal, a II Conferência Municipal de Meio Ambiente.

O evento teve como objetivo contribuir para a efetiva implementação da Política Nacional de Saneamento Básico.

​Na ocasião, a superintendente de gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Estado do Ambiente, Sheila Valle, falou sobre as etapas que o município deve seguir para implantação do Plano de Saneamento Básico, como, por exemplo, as formas pelas quais a cidade pode conseguir recursos para o desenvolvimento das ações​, entre outros assuntos relacionados ao tema​.


A conferência foi presidida pelo secretário de Meio Ambiente, Eduardo Niebus, que ressaltou o bom relacionamento da Prefeitura com o governo do estado. “A gente agradece à Secretaria de Estado do Ambiente por todo o apoio que tem oferecido a Teresópolis e, em especial, por esta parceria inédita que é a elaboração do Plano de Saneamento Básico. O plano será entregue ao município em cerimônia no dia 2 de outubro, assim como o caminhão que vai reforçar a coleta seletiva”, pontuou Niebus.

Durante a conferência, foi realizada audiência pública para a renovação do mandato dos membros do Comdema para o período 2015-2017. O órgão é composto de forma paritária por representantes de entidades da sociedade civil e por representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, como Aciat (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Parque Nacional Serra dos Órgãos, Inea (Instituto Estadual do Ambiente), associações de moradores e secretarias municipais.

Plano de Saneamento Básico

O Plano M. de Saneamento Básico abrange as áreas urbana e rural do Município e precisa conter diagnóstico da situação atual; prognóstico com os objetivos e metas de curto, médio e longo prazos; programas, projetos e ações para atingir os objetivos e metas; ações para emergência e contingência; mecanismos para monitoramento e avaliação da eficiência e eficácia das ações. O plano é válido para os próximos 20 anos e deverá ser revisado a cada quatro anos.

O documento foi elaborado por técnicos do consórcio Encibra-Paralela I com base em informações coletadas por meio de pesquisa realizada em campo e dados repassados pela Prefeitura, Ministério Público Estadual, Cedae, IBGE e outros órgãos oficiais federais, estaduais e municipais. Também foram recebidas sugestões da sociedade civil, feitas por integrantes de movimentos sociais, comunitários e acadêmicos.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui