Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Comdema aprova projeto ambiental do Unifeso

'Reciclagem de Papel: A Arte que vem do Lixo'

Papelada - imagem meramente ilustrativa
Teresópolis, 22/09/2015 -
O projeto “Reciclagem de Papel: A Arte que vem do Lixo”, proposto pelo Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP) foi aceito pelo pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) para financiamento pelo Fundo Municipal de Proteção Ambiental. O relatório de análise dos projetos que se candidataram foi aprovado no dia 11 de agosto.

A iniciativa consiste em uma ação sócio-cultural a ser desenvolvida no Centro Comunitário do Vale da Revolta, no Bairro do Meudon, em Teresópolis (RJ). O produto dessa ação é a capacitação de 168 moradores da comunidade e a criação de um centro papeleiro na comunidade. De acordo com a professora Michelle Bronstein, coordenadora cultural do CCFP e co-autora do projeto, a iniciativa visa a produção de papeis de arte e artesanato, utilizáveis para confecção de diversos produtos.

São agendas, cadernos de lembranças, cartões postais, telas de papel com PH neutro para gravura, entre outros produtos que poderão futuramente ser comercializados pela Associação dos Moradores e Amigos do Vale da Revolta ou entidades afins, visando a geração de emprego e renda para moradores do bairro. A matéria prima essencial para produção destes itens é o lixo de papel gerado nas áreas administrativas do UNIFESO e outras”.

A viabilidade desta ação se dá por meio da capacitação de multiplicadores da comunidade e de monitores do CCFP, que respectivamente executarão e acompanharão as atividades do projeto. A duração prevista do projeto é de 12 meses, sendo 4 meses destinados à capacitação da comunidade, 4 meses destinados à implementação do centro papeleiro e 4 meses destinados à avaliação, prestação de contas e preparação de um plano de continuidade.

O projeto tem a coordenação técnica da professora Rute Gusmão, coordenação administrativa da professora Michelle Bronstein e conta com os professores Rute Gusmão, Dirceu Weber, Rivka Elyaoglu e Marina Didonet, que atuarão como instrutores.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui