Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Alunos de Teresópolis recebem premiação no Rio

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Os alunos medalhistas teresopolitanos - Foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 13/08/2015 -
Premiados com medalhas de prata e bronze, competindo com cerca de 18 milhões de estudantes inscritos em todo o Brasil, os alunos Gabriel Macedo de Luna, Richard de Carvalho Gonçalves e Daniel de Freitas Quintanilha receberam, na última sexta-feira, 7, no Teatro Odylo Costa Filho, na UERJ, sua premiação referente à 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP.

A olimpíada é uma promoção do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - que tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. O secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos também premiou cada aluno com um tablet, oferecido pela Secretaria de Educação.

Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Nos últimos anos, Teresópolis tem se destacado na competição, conseguin​do medalhistas de bronze, prata e até mesmo ouro, em 2013, com o aluno Gabriel Macedo de Luna, que dessa vez ficou com a medalha de prata.

“Sou apaixonado por matemática desde criança, é a minha matéria preferida! Os números vêm na minha cabeça e consigo fazer tranquilo todas as questões”, explica o aluno medalhista. Para sua mãe, Fernanda Macedo de Luna, o gosto do filho pela matemática é tão grande que ele passa suas horas vagas entrando em sites e pesquisando novos problemas. “Ele gosta muito! Tudo o que envolve matemática ele procura saber. Lê muito, pesquisa em sites e muitas vezes antes da escola apresentar a matéria ele já sabe alguma coisa”, conta a mãe.

Outro medalhista de prata, o aluno Richard de Carvalho Gonçalves, também da Escola Municipal Ginda Bloch, fez sua estreia na OBMEP. “É a primeira vez que participo e estou trazendo a medalha de prata para a escola junto com meu colega de sala, Gabriel. Foi uma experiência muito legal”, comemorou Richard.

Medalhista de bronze, o aluno Daniel de Freitas Quintanilha, do Centro Educacional Beatriz Silva, disse que na hora da prova tentou manter-se o mais calmo possível. “Revisei, através do site da OBMEP, as provas das três últimas edições e na hora tentei me manter o mais calmo possível”, revela o estudante.

Além dos três alunos medalhistas, a professora de matemática Ana Paula Alves Dutra, também da Escola Municipal Ginda Bloch, é outro destaque do município, certificada com diploma de menção honrosa da OBMEP. “A matemática é cercada pelo mito de ser uma disciplina muito difícil, por isso quando temos bons resultados, como estes, de alunos nossos sobressaindo-se entre milhões de estudantes de todo o Brasil, devemos incentivar nossas crianças”, finaliza a professora.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui