Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Teresópolis participa do lançamento do Padec 2015

Desenvolvimento cultural dos municípios fluminenses

PADEC 2015 - Foto: Lipe Nascimento
Teresópolis, 17/07/2015 - O secretário de Cultura de Teresópolis, Ronaldo Fialho, e a subsecretária, Cleo Jordão, compareceram nesta quarta, 15/07, ao lançamento da etapa 2015 do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios (PADEC).

O Programa foi instituído pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC), em parceria com a Secretaria de Articulação Institucional, do Ministério da Cultura (MinC).

A cerimônia aconteceu no salão nobre do Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, com as presenças do ministro de Cultura João Brant e do governador do Rio, Pezão. Vereadores, prefeitos e secretários municipais, entre outras autoridades.

Em pauta, o repasse de R$ 3,5 milhões em recursos para secretarias municipais de Cultura de todo o estado do Rio, exceto a capital. Nesta terceira edição do programa serão financiados cursos de formação de gestores públicos e agentes culturais, apoiadas as construções dos sistemas municipais de cultura e implantados e modernizados espaços culturais municipais.

O PADEC tem o objetivo de apoiar projetos culturais em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro, exceto a capital, e atende parte das estratégias estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, uma das peças integrantes do Sistema Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

Para o secretario municipal de Cultura, Ronaldo Fialho, Teresópolis, com certeza, será agraciada, mais uma vez, com os recursos oriundos do programa, que nesta etapa será de R$ 260 mil. “Nossa cidade se beneficiou bastante nas edições anteriores do PADEC. Nós elaboramos três projetos, contando que pelo menos um fosse aprovado e, no entanto, conseguimos os três, lembrando o Cultura de Raiz, o Cultura nos Bairros e a Folia de Reis, além da nossa Kombi, também comprada com o dinheiro do PADEC. Então, acredito que desta vez seremos favorecidos de novo com os projetos de revitalização, equipando os espaço públicos culturais da nossa cidade”, comentou Fialho.

O PADEC

O PADEC foi criado em 2010 como programa permanente de repasse destinado à realização de projetos de caráter estruturante. Os municípios devem apresentar uma contrapartida de 20% do valor financiado.

A edição 2015 do PADEC terá como foco três linhas de ação para o desenvolvimento da Cultura no estado. Uma delas é o Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais, que nesta segunda edição do programa irá funcionar a partir de parcerias com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e a Fundação Cecierj. A primeira edição do curso foi realizada com o apoio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e 371 alunos concluíram o curso nos últimos dois anos.

O apoio à Implantação e Modernização de espaços culturais municipais completa o quadro de ações do PADEC em 2015. Ele viabilizará a compra de equipamentos para espaços culturais municipais (novos ou já existentes), que possibilitem a exibição de filmes, peças teatrais, espetáculos musicais e outras atividades culturais. Assim, o PADEC atende à demanda destes municípios e amplia o acesso de agentes, produtos e do público às produções do setor.

Ele viabilizará a compra de novos equipamentos para espaços culturais multiuso, para a exibição de filmes, produção de peças de teatro e outras atividades culturais. Assim, o PADEC atende à demanda destes municípios e amplia o acesso de agentes, produtos e do público às produções do setor.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui