Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Unifeso inaugura projeto para estudo de abelhas

Meliponário Escola terá diversas aplicações práticas

Os professores Valter Gonçalves, Carlos Alfredo Cardoso, André Martins e Denise Bobány - Foto: Unifeso
Teresópolis, 09/07/2015 -
No final de junho aconteceu a inauguração do Meliponário-Escola no Campus Quinta do Paraíso do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), na Prata.

O espaço conta com pasto propício às abelhas nativas sem ferrão e uma pequena reserva florestal que oferece sombra e abrigo, além de uma administração comprometida com o sucesso.

A idealizadora do projeto, professora Denise de Mello Bobány, explica que o Meliponário-Escola tem finalidades de ensino, pesquisa e extensão, contemplando o programa de Integração Ensino-Trabalho-Cidadania (IETC).

Aplicações

“No ensino é útil tanto na área da produção de produtos apícolas (mel, cera, própolis, entre outros) e melhoramento de legumes, verduras e frutas para consumo humano; na área da Saúde em geral pelo uso medicamentoso desses produtos, e na Biologia e na Ecologia pelos serviços prestados pelas abelhas, como a polinização de plantas diversas”, detalhou a professora Denise.

Ela ainda apontou que a iniciativa viabiliza uma “alternativa de produção para pequenos produtores da região e a conscientização da necessidade de preservação desses, insetos que estão diretamente relacionados com a alimentação humana e o reflorestamento em sua atividade polinizadora”, esclareceu a professora, que vem trabalhando desde 2005 no projeto com a professora Roberta Rollemberg, com o apoio das coordenações dos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Farmácia.

De acordo com a professora Denise, a ideia é que o projeto seja perene, já que as abelhas são nativas da região e de grande interesse científico. “Não são animais perigosos pois não possuem ferrão, se alimentam sozinhas sem necessitar de funcionários para tratá-las e a manutenção do próprio campus é suficiente para manter o local capinado para facilitar a visitação dos pesquisadores e estudantes”, justificou.

Fonte: Unifeso - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui