Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Comitê Piabanha aprova verba para serviços ambientais

Preservação das matas e proteção dos rios

Reunião do Comitê Piabanha - Foto: Marcelo Rosa
Teresópolis, 29/04/2015 -
Teresópolis foi sede nesta terça, 28/04, de mais uma reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e das Sub-bacias Hidrográficas dos Rios Paquequer e Preto, realizada na Prefeitura, na Várzea.

Órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, o Comitê Piabanha é o fórum onde são debatidas as questões referentes à aplicação dos recursos arrecadados com o pagamento do uso da água pelas grandes empresas localizadas nos dez municípios de sua área de abrangência.

Durante o encontro, foi aprovada por unanimidade a destinação de R$ 200 mil, recurso financeiro do Comitê, para apoiar o PSA Hídrico - Programa de Pagamento por Serviços Ambientais com foco em Recursos Hídricos.

Trata-se de uma política ambiental que garante uma compensação financeira aos proprietários de áreas que investirem na preservação das matas e na proteção dos recursos hídricos da bacia. Conduzida pelo presidente do Comitê, Paulo Leite, a assembléia abordou ainda questões como o Cadastro Ambiental Rural e o Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos, avaliação e revisão do plano de ações do Comitê, contratação de serviço de avaliação dos planos municipais de saneamento básico, novo regimento interno e criação de câmaras técnicas.

Participaram da reunião representantes do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), entre outras instituições, além de representantes dos usuários, da sociedade civil e do poder público dos dez municípios de sua área de atuação: Teresópolis, Petrópolis, Areal, Carmo, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Três Rios.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui