Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Academia de Letras de Teresópolis festeja 54 anos

Dezenas de convidados prestigiaram o evento

Festa da ATL, 54 anos - Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 24/04/2015 -
Foi realizada na noite da última terça, 21/04, a cerimônia de comemoração dos 54 anos de fundação da Academia Teresopolitana de Letras (ATL).

Dezenas de convidados prestigiaram o evento no teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, que contou com homenagens, poesia, lançamento de livros, exposição e sarau.

Comandada pelo presidente da Academia, Delmo Ferreira, e tendo como mestre de cerimônias o artista plástico Israel Sartini, a noite foi recheada de momentos especiais, com a entrega de títulos, comendas e o Troféu Tiradentes.


Anunciado pelo próprio presidente Delmo, foi agraciado com o título de Acadêmico Honorário o artista plástico Ronaldo Pereira Rego, que agradeceu a homenagem e discorreu sobre Coelho Neto, patrono da cadeira dada a ele.

Logo em seguida, foi a vez de três homenagens especiais, realizadas através da outorga da Comenda Presidente Arthur Dalmasso, criada em 2014 pela ATL. No segundo ano da premiação, foram agraciados a juíza Inês Joaquina Coutinho, a professora Marly Draeger e o artista plástico Ricardo Guarilha, coordenador de exposições e designer gráfico da Secretaria de Cultura de Teresópolis.

Outro momento de destaque foi a entrega do Troféu Tiradentes 2015, anunciado pelo vice-presidente da ATL, Jorge Bragança, e entregue este ano ao renomado artista plástico Alexander Robin, de 96 anos.

Presente ao evento, o secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, parabenizou acadêmicos e homenageados pela festa. “Parabenizo a ATL por seus 54 anos e tenho muito orgulho em estar aqui participando desta festa”, comentou.

A noite de comemoração pelos 54 anos da ATL contou ainda com a poesia de Vidocq Casas; o lançamento do livro ‘O Olho de Horus’, da escritora e acadêmica Renata Mello; o relançamento de livros de diversos acadêmicos; além de visita à exposição ‘50 anos de Desenvolvimento Nacional’, montada pelo Arquivo Nacional e a Secretaria de Cultura; e finalmente sarau poético e musical, com a participação de acadêmicos e convidados.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui