Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Dia Nacional da Conservação do Solo

Escola Municipal desenvolve várias atividades

Alunos da Escola participam do replantio de mudas - Foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 18/04/2015 -
Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, 15 de abril, as secretarias municipais de Educação, Meio Ambiente, Defesa Civil e de Saúde, além do Unifeso, promoveram nesta sexta, 17/04, várias ações ligadas ao meio ambiente para os alunos da Escola Municipal Monsenhor Mario do Carmo Bennassi, em Serra do Palmital, na localidade de Vieira, interior de Teresópolis.

O solo é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, como a ação de chuvas, de ventos, e seres vivos; aliado à matéria orgânica. Abrigo para diversas espécies, graças ao solo, temos fontes de alimento e matéria-prima para os mais diversos fins. Para a orientadora pedagógica Amanda Veronese, as atividades são muito importantes para as crianças.

“Hoje os alunos estão aprendendo a importância do solo, da água e do plantio e depois poderão eles mesmos plantar mudas frutíferas. Nossas crianças gostam muito desse tipo de atividade ”, comentou a diretora Lucimar Thuller de Siqueira.

“Esse projeto é uma parceria com diversas secretarias municipais e o Unifeso, no qual nossas crianças aprendem sobre reflorestamento, preservação das nascentes de água, ocupações irregulares e até mesmo sobre a dengue. Durante as últimas semanas trabalhamos em sala de aula questões ligadas ao meio ambiente e às boas práticas ambientais e esse projeto vem culminar esses saberes”, explicou a orientadora.

Além supervisionar pessoalmente o plantio de árvores nativas pelas crianças, o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Mello, conversou com os estudantes sobre diversos temas relacionados ao meio ambiental. “A secretaria de Meio Ambiente trouxe várias mudas para explicar a importância da revegetação, da árvore no nosso meio ambiente. Falamos sobre o que é a mata ciliar, a floresta, a mata atlântica e sua representatividade em nosso município. Também realizamos, junto com os alunos, uma ação de replantio de mudas na faixa marginal próxima à escola,”, disse o secretário.

Para os alunos, foi um dia de muitas descobertas, intensas atividades e aprendizado, como relatou a aluna Maria Eduarda Pereira, de 10 anos. “Eu aprendi a cuidar da natureza porque a água é muito importante para nossas vidas. Precisamos plantar as árvores, cuidar do meio ambiente para que nunca aconteça uma coisa ruim como não ter água para tomar banho, escovar os dentes e beber”, finalizou a aluna.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui