Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Biblioteca de Teresópolis quer novos leitores

Órgão municipal está sob nova direção

Cantinho da Leitura Infantil, na Biblioteca Municipal - Foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 25/03/2015 -
A Biblioteca Antonio Paulo Capanema de Souza, localizada na Secretaria de Educação, em Agriões, vive um novo momento.

Fundada em 1940, com um acervo de cerca de 30 mil títulos, reúne obras de literatura brasileira, estrangeira e infanto-juvenil, além de dicionários, enciclopédias e publicações sobre a história de Teresópolis. A Biblioteca está agora sob a direção administrativa de Beatriz Fonseca Ribeiro, que tem como principal objetivo atrair novos leitores.

“Temos as condições para atender os mais exigentes leitores, além de alunos da rede pública e privada para pesquisas, inclusive com espaço exclusivo para isso. Pretendemos desenvolver projetos como cafés literários e contação de histórias”, revela a nova administradora.

Segundo ela, o projeto de contação de histórias deverá abranger do pré-escolar até o ensino médio, com a programação sendo previamente divulgada e as visitas, pré-agendadas. Outra novidade na Biblioteca Municipal é a decoração temática, feita através de murais e que vai acompanhar, mensalmente, os temas abordados pela instituição, como “Mês da Mulher”, “Páscoa” e “Dia do Livro”.

Leitura, pesquisa e estudo

Além de leitura, a Biblioteca Municipal se notabiliza como um espaço propício para a pesquisa e os estudos. É o que faz, por exemplo, Felipe Lopes. Com quatro irmãos em casa, ele prefere utilizar o espaço da Biblioteca para estudar e realizar suas pesquisas.

“Minha casa é pequena, não tenho muito espaço para estudar. A Biblioteca é um lugar tranquilo, com muito material para pesquisa, e as professoras daqui me orientam e ajudam bastante. Venho pelo menos uma vez por semana para cá”, conta o estudante.

Outra novidade da Biblioteca Municipal é um terminal de computador através do qual é contada, de forma interativa, a história de Teresópolis, com curiosidades e muita informação. Ainda em fase de implementação, o terminal “Memória Digital – A História de Teresópolis em um clique” é uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Casa da Memória Arthur Dalmasso. A previsão é de que comece a operar no mês de maio.

A Biblioteca Municipal Antonio Paulo Capanema de Souza, está instalada no primeiro andar do prédio da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Carmela Dutra, 475, em Agriões. Os serviços da unidade são gratuitos e para associar-se é necessário apenas uma cópia da carteira de identidade ou da certidão de nascimento, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Para mais informações, o telefone é 3641-4930.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui