Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Professores desenvolvem educação ambiental

Projeto contemplará estudantes entre 9 e 11 anos


Leverci Silveira Filho e Karina Bruno do Instituo Chico Mendes - Foto: Marcelo FerreiraTeresópolis, 20/03/2015 -
Um grupo de professores da Rede Municipal de Teresópolis participou nesta quinta, 19/03, do projeto de educação ambiental do Grupo Petrópolis.

Com o apoio do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes e parceria da Secretaria de Educação de Teresópolis, o programa integra as ações do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental) e visa desenvolver o trabalho de educação ambiental nas escolas municipais de Teresópolis.

"O Instituto Chico Mendes é uma organização não governamental que atua há mais de 10 anos fazendo parcerias público-privadas. Nosso trabalho é revelar cases de sucessos e ações de destaque na área ambiental, para poder difundi-las".

"Uma das parcerias mais importantes que nós temos é com o município de Teresópolis e com o Grupo Petrópolis, onde trabalhamos formalmente a Educação Ambiental durante o ano letivo nas cinco disciplinas básicas, com alunos e professores", informa Leverci Silveira Filho, diretor técnico do Instituto Chico Mendes.

O projeto de educação ambiental contemplará estudantes com idades entre 9 e 11 anos, da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis, cidade onde o Grupo Petrópolis possui unidade fabril. Intitulado ‘Cuidar do Meio Ambiente depende da gente’, o trabalho tem como objetivo difundir a cultura da responsabilidade ambiental integrada ao desenvolvimento do ser humano, melhorando sua qualidade de vida.

“A estratégia desta ação é promover uma Educação Ambiental para formação de base de novos cidadãos. O poder público, o poder privado e o 3º setor se unem para, com tanta coisa negativa acontecendo no planeta, conseguirmos enxergar num curto, médio e longo prazo, a esperança,” explica Karina Bruno, estrategista social do Instituto Chico Mendes.

Durante o dia na fábrica do Grupo Petrópolis, localizada na Serra do Capim, os professores da Rede Municipal de Ensino passaram por um treinamento para a implantação do Projeto AMA nas suas unidades escolares. Eles tiveram o primeiro contato com as cartilhas ‘Cuidar do Meio Ambiente Depende da Gente’, produzida pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Grupo Petrópolis. O programa é composto pela capacitação dos professores, módulo de atividades para os educadores, material didático para estudantes (cartilha e CD ROM) e avaliação.

Segundo os parceiros envolvidos no projeto, o objetivo a ser alcançado é que ao final do ano letivo haja uma mudança de atitude nas posturas dos alunos da Rede Municipal de Ensino em relação à cidadania e proteção ao meio ambiente. Difundindo assim a cultura de responsabilidade ambiental integrada ao desenvolvimento do ser humano, melhorando a qualidade de vida no planeta.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui