Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Grupo da Agenda 21 debate o homem do campo

Emater apresenta propostas do Rio Rural

Monique apresenta as propostas do Rio Rural - Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 17/03/2015 -
O grupo de trabalho, formado pela Prefeitura de Teresópolis para a implantação das propostas da Agenda 21, se reuniu na tarde desta segunda, 16/03, com técnicos da Emater, Cedae e FESO - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.

Em pauta, o debate dos projetos prioritários para o desenvolvimento do segmento. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura, em Albuquerque e contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente, Planejamento, Saúde e de Educação. Durante a reunião, a engenheira agrônoma da Emater, Monique Lopez Pereira, apresentou as propostas do programa estadual Rio Rural, que tem como desafio a melhoria da qualidade de vida no campo.

A ideia é conciliar o aumento da renda do produtor rural com a conservação dos recursos naturais. Para isso, foi desenvolvida uma estratégia de ação que utiliza a microbacia hidrográfica como unidade de planejamento e intervenção, envolvendo diretamente as comunidades residentes neste espaço geográfico. Em Teresópolis existem nove microbacias.

“Hoje a Emater, como os demais órgãos representados aqui, foi convidada pelo grupo de trabalho da Agenda 21 do município para informar a forma como atuamos para o desenvolvimento sustentável desse setor”, explicou Monique. Segundo o secretário de Agricultura, José Francisco Cortázio, o plano é inserir o homem do campo de Teresópolis nos programas estaduais e federais de incentivo à produção rural. “Essa já é a nossa terceira reunião e acho que estamos avançando bem. O próximo passo é fazer um cadastramento rural para levantar o número de agricultores, a área de plantio e a produção do município. Sabemos que Teresópolis é destaque na olericultura, mas precisamos de dados concretos para dar mais condições ao trabalhador rural”, ressaltou o secretário.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui