Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Museu do Esporte de Teresópolis é atualizado

Local guarda a memória de grandes conquistas

Museu do Esporte - Foto: Roberto Ferreira
Teresópolis, 13/03/2015 -
  Após reforma e atualização de acervo, o Museu do Esporte de Teresópolis foi reaberto à visitação nesta quinta-feira, 12/03, com novos itens em seu acervo.

Trata-se de um museu temático dedicado ao esporte no município. Está localizado nas dependências do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea) e conta um pouco da história dos desportistas teresopolitanos que representam ou representaram a cidade em competições nacionais e internacionais.

A proposta, segundo o secretário municipal de Esportes, Luiz Carlos de Oliveira – o Carlinhos da Rústica, é valorizar as conquistas dos atletas.

Novas peças foram integradas este ano nesta reestruturação do espaço, reforçando o acervo de troféus, medalhas, fotos e equipamento esportivos cedidos pelos desportistas. Os itens recentes registram conquistas nos últimos dez anos em modalidades como futsal e futebol de campo, e também de competições internacionais, como a Brazilian Cup; regionais, como os JAI – Jogos Abertos do Interior e Liga Rio Futsal; e locais, como os Jogos de Inverno. Também foi recuperada a estátua de homenagem póstuma ao jovem Jefferson Tricano, ex-secretário municipal de Esportes e Lazer, considerado incentivador da prática desportiva por crianças e adolescentes.

Ainda foram integrados ao acervo fotografias do lutador de jiu-jítsu Jessé Rodrigues – o Poder, um dos destaques na arte marcial no município, além de paineis dedicados à sinuca, modalidade que tem história em Teresópolis.

Antes parcialmente oculto por banneres, o acervo agora está mais visível da fachada, de onde os visitantes podem conferir as peças. Novas bancadas para exposição dos itens e jardineira renovada são outras ações realizadas na reestruturação do espaço. O Museu do Esporte pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O público também tem acesso ao local nos finais de semana em que há eventos no Ginásio Pedrão.

O Museu

Inaugurado em 2003, o Museu do Esporte ficou mais conhecido a partir de 2004, com a exposição da primeira roupa de alpinismo de Mozart Catão, um dos maiores nomes do alpinismo brasileiro, e que ainda faz parte do acervo. Em 2007 o espaço passou por uma reformulação geral, na época da reforma do Ginásio Pedrão, quando ganhou modernos paineis fotográficos, eternizando os grandes feitos dos atletas e do esporte em Teresópolis.

Entre os homenageados também estão o tricampeão sul-americano de kick boxing Fernando Pelaez, o lutador de jiu-jítsu Ailson Brites Jucão e o campeão de vale-tudo Adilson Jorge de Lima - o Bitta. O atleta Fernando Lousada, campeão brasileiro e detentor de títulos internacionais, também faz parte da memória do museu, por sua colaboração à história do hóquei na cidade.

Marco da história do montanhismo brasileiro, a conquista do Dedo de Deus, em abril de 1912, pelos moradores de Teresópolis José Teixeira Guimarães, Raul Carneiro e os irmãos Acácio, Alexandre e Américo Oliveira, também é lembrada.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui