Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Teresópolis pode ter novos NUDEC's

Apoio à população e redução de riscos


Nudec Cruzeiro - Foto: AssCom PMTTeresópolis, 24/02/2015 -
O governo do Estado do Rio de Janeiro vai incentivar a criação de novos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs). Estas unidades reúnem voluntários que agem na implementação de ações para reduzir os riscos de desastres, além de organizar o apoio às vítimas em momentos de emergência.

Atualmente, existem 193 núcleos no estado. A previsão é a criação de novos NUDECs nos municípios da Região Serrana, da Baixada Fluminense, da Região Metropolitana e em Angra dos Reis, na Costa Verde.

Estas áreas são consideradas as mais vulneráveis, segundo mapeamento feito pela Secretaria Estadual de Defesa Civil, em parceria com o Escritório de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia e a Organização Não-Governamental Care Brasil.

Desde o evento climático extremo de janeiro de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro, a Defesa Civil de Teresópolis vem investindo na criação desses núcleos. Atualmente o município possui 34 Núcleos Comunitários de Defesa Civil em bairros e localidades das zonas urbana e rural, que mobilizam cerca de 400 voluntários. São pessoas treinadas e que participam voluntariamente de atividades de defesa civil. Como vivem ou conhecem de perto a situação dos moradores das áreas de risco, os voluntários contribuem com ações preventivas e emergenciais, fortalecendo a parceria entre população e poder público na redução de risco.

“Em maio, período de estiagem, retomaremos a realização dos cursos de capacitação de voluntários para a implantação desses núcleos em Teresópolis, atendendo ao maior número possível de localidades. A idéia é facilitar a resposta à população em caso de desastres naturais, principalmente no interior do município, onde as comunidades ficam isoladas em ocorrências desse tipo”, explica o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui