Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Prevenção às drogas em Teresópolis

Projeto quer tratar e conscientizar o jovem


Secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, se reúne com representantes do Creas - Foto: Marcelo RosaTeresópolis, 12/02/2015 -
A Secretaria de Segurança Pública de Teresópolis deu início à elaboração de um projeto de prevenção e combate às drogas, desenvolvido em parceria com as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social.

A iniciativa teve seu primeiro desdobramento nesta terça-feira, 10/02, em uma reunião realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM) com o secretario municipal de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, e representantes do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e da Divisão de Saúde Mental.

Durante o encontro, foram discutidas diversas maneiras e alternativas para tirar os jovens da ociosidade, oferecendo atividades esportivas, culturais e educativas.

“A ideia principal é desenvolver mais uma política de segurança para o município, conscientizando as famílias, em especial os jovens, através da educação preventiva, sobre os efeitos e consequências maléficas que essas substâncias causam em todos os seus aspectos físicos, psíquico e social. Como boa parte do nosso trabalho é desempenhada nas ruas, percebemos que são muitos os pedidos e as queixas da população sobre o incômodo dos dependentes químicos, causando desordem nas ruas, por isso, pensamos numa estratégia para ocupá-los de forma consciente e saudável e convidamos outras secretarias para montarmos, juntos, um plano eficiente de prevenção”, disse Da Luz.

Presente à reunião, a chefe da Divisão de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde de Teresópolis, a enfermeira Lygia Souza, disse que já atende pacientes envolvidos com álcool e drogas e que o trabalho agora é em cima da prevenção. “Nós já trabalhamos com dependentes químicos dentro dos programas CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e CAPSI (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil). Então o que queremos agora é criar uma política de redução de danos e atraí-los para o tratamento”, comentou Lygia.

Atuando dentro do programa da medida socioeducativa, a assistente social do Creas, Camila Moreira Rodrigues, pontua como importante o envolvimento de outras secretarias, formando uma rede sólida em prol da solução do problema. “É fundamental a união de todos para construirmos uma rede mais forte e eficaz, porque um complementa o trabalho do outro. Vamos buscar também a participação das secretarias de Cultura e de Educação neste projeto, pois estão sempre em contato com os jovens e podem contribuir bastante”, concluiu Camila.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui