Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Ensino Municipal inicia Jornada Pedagógica

Teatro, vídeos e dinâmicas em grupo

O Mito de Prometeu é encenado - Foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 29/01/2014 -
Começou nessa terça, 27/01, no Clube Comary, a IV Jornada Pedagógica para equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino.

No primeiro encontro de três reuniões programadas para esta semana, as Equipes Diretivas foram apresentadas ao tema do Projeto Pedagógico Gestor deste ano, ‘Conhecimento, a luz que brilha em você! Acenda essa ideia!’, através de apresentações teatrais, vídeos e dinâmicas em grupo.

O conteúdo proposto pela Secretaria Municipal de Educação vai ao encontro do tema indicado pela ONU – Organização das Nações Unidas – que decretou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e recomenda diretrizes de ações pedagógicas para este ano letivo.

Na abertura do evento, o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, parabenizou as equipes gestoras eleitas por voto direto em 2014, lembrou que a primeira parcela do acordo realizado com a categoria será paga em janeiro.

“Esse ano o Governo Municipal já encaminhou para Câmara o reajuste no salário dos professores e só estamos aguardando a aprovação dos vereadores. Entramos 2015 com 15 frentes de trabalhos de manutenção e reformas em unidades escolares e acreditamos que até abril serão 25. Nossa previsão é que em setembro entregaremos 40 escolas reformadas, deixando o quadro da Educação municipal bem melhor do que encontramos” comemorou o secretário.

Para a apresentação do tema ‘Conhecimento, a luz que brilha em você! Acenda essa ideia!’, o grupo Pirueta encenou o mito grego de Prometeus, onde o titã rouba o fogo de Zeus e presenteia a humanidade com esse conhecimento. Em seguida, o Mito da Caverna, de Platão, foi apresentado em telões para ilustrar ainda mais a questão da luz como metáfora do conhecimento, capaz de guiar a humanidade, diminuir as diferenças e gerar expectativas de um futuro melhor.

Durante o primeiro encontro também foi entregue às equipes diretivas um kit contendo uma Agenda 2015 totalmente tematizada e personalizada, o livro do Cardápio de Projetos do Fazer-se Professor, o Regimento das Unidades Escolares e material com subsídios para a implementação do projeto sugerido para 2015. Uma dinâmica em grupo, envolvendo performances e música também fez parte do evento. Ao fim da primeira noite da Jornada Pedagógica, aconteceu um coquetel no salão panorâmico do Clube Comary.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui