Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Pronatec inicia aulas em Teresópolis

Dois cursos na área cultural


Marcos Martinho, coordenador adjunto do Pronatec / IFRJ - Foto: Roberto FerreiraTeresópolis, 14/01/2015 -
Nesta segunda, 12/01, foram ministradas as aulas inaugurais dos cursos do Pronatec Cultura que serão realizados em Teresópolis.

Iniciativa da Secretaria de Cultura, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), através do Pronatec e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e o Ministério da Cultura (MinC), os cursos atenderão diretamente 60 pessoas, oferecendo capacitação para assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos.

A primeira atividade aconteceu na Casa da Memória Arthur Dalmasso, onde serão realizadas, a princípio, as aulas do curso de auxiliar de conservação de acervos. Já à noite, foi a vez das atenções se voltarem para o Centro Cultural Bernardo Monteverde, no bairro do Alto, onde será realizado o curso de assistente de produção cultural.

Comandada pelo coordenador adjunto do Pronatec / IFRJ, Marcos Martinho, a aula inaugural contou com a presença dos professores selecionados para ministrar os cursos, Flávia Silvestre e Rodrigo Otávio, além das representantes do Ministério da Cultura, Carolina Paulse e Juliana Santana, e da coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura, Nara Zeitune.

Na ocasião, os alunos receberam orientações sobre o Pronatec e de como serão realizadas as aulas propriamente ditas, a partir da próxima semana. “O primeiro curso será à tarde, onde os alunos receberão orientações sobre como preservar, tratar e dar maior durabilidade ao material do acervo da Casa da Memória. Já o outro curso, à noite, dará know-how para quem pretende trabalhar com projetos e produções culturais. Sabemos que Teresópolis tem forte viés cultural. E a ideia é que possamos capacitar mais profissionais, para que possam desenvolver de forma mais abrangente a cultura no município”, explicou o coordenador Marcos Martinho.

Os cursos serão gratuitos, com duração aproximada de pouco mais de três meses e carga-horária de 160 e 200 horas, divididas em três aulas por semana. Cada aluno receberá ainda auxílio de custo no valor R$ 12,00/dia, além de uniforme. Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber cursos profissionalizantes do Pronatec, programa do Ministério da Educação (MEC), na área cultural.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui