Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Ampla orienta Região para economizar energia

Cuidados básicos para evitar desperdício

Economia de energia - Imagem ilustrativa
Teresópolis, 23/12/2014 -
O verão que começa traz um aumento de consumo significativo de energia nos lares de Teresópolis e de todo o Brasil. Os meses de dezembro e janeiro são os que registram maior índice de consumo de energia elétrica, devido às festas, ao aquecimento do comércio, ao calor excessivo e às férias escolares.

Alguns cuidados básicos podem ser tomados para evitar o desperdício, o aumento na conta e até os populares "apagões" de verão.

A concessionária de energia que atende nossa cidade, a Ampla, orienta a população da Região Serrana a adquirir hábitos como acionar o temporizador para o desligamento automático da TV na hora de dormir e desligar os aparelhos elétricos antes de viajar.

O computador deve receber atenção especial, pois apesar de estar preparado para funcionar durante horas e até dias seguidos, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem. Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia, pois ele é responsável por 70% do consumo. A concessionária recomenda apagar todas as luzes, desconectar antenas de televisão, cabos de telefone e provedores de internet, além de desconectar da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo, pois, sem retirar os aparelhos da tomada, eles podem causar uma sobretensão elétrica provocada pela incidência de raios.

Segundo a concessionária de energia elétrica, a sobretensão provocada pela incidência de raios, mesmo que distantes do local, é propagada pela rede de distribuição de energia e entra na residência pelos cabos que ligam a instalação à rede pública. Assim, ela chega às tomadas e queima os aparelhos mais sensíveis, mesmo que não estejam em funcionamento. Em casos críticos, a queima dos equipamentos pode provocar incêndios e se propagar para o restante do imóvel.

É necessário ainda orientar as crianças sobre os riscos de brincar com pipa perto dos fios da rede elétrica. A Ampla afirma que é necessário evitar ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada, principalmente quando a casa estiver vazia, pois o procedimento pode causar sobrecarga e curto-circuito.

Portal Terê - com informações da AMPLA
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui