Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

MP vai atuar na prevenção de desastres

Capacitação de Promotores em Teresópolis

Procuradora de Justiça Denise Tarin: identificação de vulnerabilidades nas áreas de risco - Foto: Jeferson Hermida
Teresópolis, 16/12/2014 -
Começou na manhã dessa segunda, 15/12, o evento ‘Segurança Humana nas Cidades Resilientes’, promovido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, direcionado a promotores da Região Serrana para atuação prioritária na prevenção dos desastres.

Realizada no Centro de Visitantes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Soberbo, a capacitação acontece durante todo o dia, com palestras e uma oficina de trabalho coordenada pela professora Lucila Martinez, coordenadora nacional da Cátedra da UNESCO Meio Ambiente e Cidade.

O público-alvo é formado por promotores e procuradores de Justiça, advogados, biólogos, geógrafos, economistas e pesquisadores ligados à prevenção de desastres.

A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro foi convidada a participar do evento por ter um planejamento estratégico e também para estabelecer parcerias de trabalho junto à comunidade.

Durante o evento, também está sendo lançado o Projeto Morte Zero, em razão do histórico da área para a ocorrência de deslizamentos e o registro de mortes durante o período de chuvas de verão. A apresentação ficou a cargo da promotora de Justiça Karine Susan Cuesta, coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e presidente do Instituto de Estudos e de Pesquisa do Ministério Público Estadual. Voltada para toda a Região Serrana, a ação tem o objetivo de fazer uma aproximação com a população e promover campanhas de conscientização para medidas preventivas e procedimentos de segurança em épocas de chuvas, bem como fomentar movimentos sociais para atuar na busca de soluções junto aos poderes públicos. Estão previstas ações até o final de março de 2015.



O projeto foi desenvolvido pela 9ª Procuradoria de Justiça de Tutela Coletiva do MPRJ. Segundo a procuradora de Justiça Denise Tarin, idealizadora da campanha, trata-se de uma oficina de trabalho voltada para metodologias e estratégias visando uma atuação integrada entre o órgão e o poder público. “O que nós queremos é dotar de todo o auxílio os promotores de Justiça da região, não só do elemento material, mas com a investigação científica para nós solucionarmos a questão dos deslizamentos, com a repercussão na vida das pessoas, sobretudo nos impactos patrimoniais e perda de vida humana”, pontuou.



De acordo com Denise Tarin, o foco preventivo do evento está na identificação da vulnerabilidade das pessoas que vivem em situação de risco na Região. O desafio é tirar as soluções do papel e transformá-las em realidade. “É importante que nós saibamos efetivamente o número de pessoas que ainda permanecem em situação de risco. Outra questão é sensibilizar essas pessoas quanto à percepção da sua situação de risco. Tecnicamente e cientificamente as soluções estão aí, o desafio é como tirá-las do papel. Isso, sem dúvida, é um desafio não só do poder público, que tem o problema da continuidade das suas ações, mas também da sociedade, para continuar perseguindo as soluções”.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui