Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Operação Natal no comércio de Teresópolis

Guarda Municipal aumenta segurança nas ruas

Guarda Municipal de Teresópolis utiliza cães para auxiliar no patrulhamento da cidade - Foto: Marcelo Rosa
Teresópolis, 12/12/2014 -
Com o aumento do número de pessoas em circulação,  devido a proximidade do Natal, a Guarda Civil Municipal, junto com a Polícia Militar, deram início na última segunda-feira, 8/12, à "Operação Natal", com ações no centro da cidade e vizinhança. Para intensificar a segurança da população, a operação seguirá até o dia 24 deste mês, período em que o comércio estará funcionando em horário especial, até as 22 horas. A ação poderá ser estendida até o Réveillon, se necessário.

O patrulhamento ostensivo e preventivo vem sendo reforçado nas avenidas Delfim Moreira, Lúcio Meira e J. J. de Araújo Regadas, na Calçada da Fama e nas ruas Monte Líbano, Edmundo Bittencourt e Duque de Caxias, no Centro da cidade, tendo como principal objetivo coibir práticas criminosas e oportunistas que possam acontecer nessa época do ano.

O bairro do Alto, onde há grande movimentação de turistas, também conta com patrulhamento reforçado. As rondas dos agentes da Guarda ocorrem principalmente a pé, mas também são utilizadas na operação viaturas e motocicletas, garantindo o rápido acompanhamento e abordagem de suspeitos durante eventuais ocorrências. Novidade, este ano, é a utilização dos cães policiais de proteção da Cia. de Operações com Cães da Guarda Municipal de Teresópolis, que são treinados para ações de distúrbio e detecção de explosivos e drogas.A pequena Luiza brinca com o cão policial Thor durante o patrulhamento - Foto: Marcelo Rosa

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, a Guarda Municipal está focada no trabalho de prevenção. “Nossa intenção é inibir possíveis furtos e roubos às pessoas que estão realizando suas compras de Natal. Essa iniciativa também ajuda a prevenir assaltos aos estabelecimentos comerciais, que se tornam vulneráveis nesse período devido ao grande fluxo de pessoas. Seguiremos com este patrulhamento especial, com um maior efetivo em locais que exijam mais segurança, como no Alto e no Centro”, afirmou.

Um dos condutores de cães da Guarda Municipal, o agente Lomba falou sobre o uso e o comportamento dos animais nas ações de patrulhamento. “Temos seis cães e cinco condutores envolvidos nesta operação.

Esses cachorros atuam com um agente inibidor, porém são dóceis, não oferecendo risco algum para a população. São muito bem treinados e só agem conforme o comando dado. Eles gostam de crianças e elas querem fazer carinho nos animais toda hora”, comentou Lomba.

De acordo com o agente Lomba, na última semana, os agentes condutores da Guarda participaram de uma capacitação, realizada na Marinha do Brasil, com um dos profissionais mais conceituados da área de adestramento, o americano Kenneth Licklider.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui