Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Teresópolis debate cidadania feminina

Encerramento da campanha '16 Dias de Ativismo'

Público assiste a palestras no encerramento da campanha ’16 Dias de Ativismo’ - Foto: Jeferson Hermida
Teresópolis, 12/12/2014 -
Com o tema ‘Construindo a Cidadania Feminina – Direitos Humanos: Expressões da Violência de Gênero’, aconteceu mesa redonda, nesta quarta-feira, 10/12, em Teresópolis.

O evento encerrou a campanha ‘16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’ em Teresópolis. As atividades foram promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria dos Direitos da Mulher, em parceria com outras secretarias municipais.

O evento contou com palestras sobre o assunto: ‘Um olhar diferenciado no atendimento a Mulher Vítima de Violência’ foi o tema da delegada da 110ª DP, Juliana Menescal da Silva Ziehe.

'Devemos ressaltar que as mulheres que sofram algum tipo de abuso podem procurar ajuda na Delegacia. Lá elas serão atendidas com prioridade e por policiais especializados. Há medidas que protegem essas mulheres', explicou a delegada.

A advogada da OAB Teresópolis Helena Nader falou sobre ‘Garantia de Direitos e Lei Maria da Penha’. “A Lei Maria da Penha mudou o contexto da violência contra a mulher no país. Antes a mulher precisava chegar machucada, marcada na pele, para ser caracterizada a agressão. Com a lei, a agressão psicológica, moral, financeira, também passou a considerada. Esse é um importante avanço”.

Mercado de Trabalho

Os preconceitos sofridos pela mulher no mercado de trabalho foram abordados pela advogada, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Teresópolis e professora dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos, Vivecananda Dutra de Souza Firme.

“A mulher sofre preconceito no mercado de trabalho tanto na questão salarial quanto na ascensão profissional. Ainda que ocupe o mesmo cargo, recebe menos do que o homem. Além disso, na hora de decidir quem vai ser promovido para exercer um cargo mais elevado, na maioria dos casos o homem é escolhido”, mencionou a advogada.

Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

A campanha ‘16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’ - foi lançada em 1991 pelo Center for Women's Global Leadership - CWGL (Centro de Liderança Global de Mulheres), exigindo a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. É desenvolvida anualmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro, com milhares de organizações participando do evento em mais de 150 países.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui