Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Salão de Arquitetura na Pro Arte encerra 2014

Urbanismo em Teresópolis discutido no evento

Grande público apreciou a exposição - Foto: Unifeso
Teresópolis, 09/12/2014 -
Encerrando a temporada de eventos de 2014, o Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP) realizou no dia 6 de dezembro o I Salão de Arte em Arquitetura.

O CCFP convidou quatro arquitetos que atuam em Teresópolis: Mariana Santiago, Jorge Batista Sabino, Ricardo Pereira Júnior e Roberto Carregal para participarem do encontro, uma iniciativa pioneira e oportunidade de apreciar diversas intervenções criativas, novos espaços para atender necessidades imediatas ou expectativas futuras em Teresópolis.

O evento teve a curadoria do professor Nélio Paes de Barros, arquiteto e docente do curso livre de Desenho Técnico e Maquetes do Centro Cultural.

A nutricionista Valderez Pereira de Oliveira mora há 42 anos em Teresópolis, e ficou admirada ao ver, através da exposição, as transformações que a cidade vem apresentando, e concordou com a importância de se colocar em pauta a questão do urbanismo, “porque a cidade está crescendo, o trânsito está caótico e precisamos de planejamento para controlar isso”.

O arquiteto Roberto Carregal, que executou diversos projetos na cidade, conta que “o bacana foi que tudo começou com o professor Nélio combinando uma exposição de arquitetura, para a qual todos nós nos empenhamos, e logo depois surgiu essa discussão sobre o urbanismo da cidade. Estamos em um momento em que está se mudando a legislação, então é hora de ficarmos atentos e participarmos, e quando se começa a falar do assunto as pessoas passam a participar mais, por isso esta é uma iniciativa muito válida”.

De acordo com a arquiteta e urbanista Mariana Santiago, em Teresópolis o receio de se contratar um arquiteto, que também é urbanista na maioria das vezes, acaba resultando em construções mal planejadas, levantadas sem a preocupação de um profissional com o local e os fatores que envolvem o seu entorno. “O grande problema que vejo hoje é de projetos errados em lugares impróprios, que acabam estragando a urbanização da cidade”, observou Mariana. Ela conta que ao se fazer uma planejamento urbanístico é necessário, em primeiro lugar, escutar as necessidades do cliente e o objetivo da obra naquele local para, em seguida, estudar o terreno e seu entorno.

Animaram o evento os alunos e professores dos cursos livres de música e dança e o Coral do CCFP, com o musical “Uma história de samba”, e ainda a Companhia Núcleo de Dança, de Carolina Cox. O tema “Arte em Arquitetura” foi debatido no Café Filosófico com o público pelas professoras dos cursos livres do CCFP, a cineasta Nicole Algranti (cinema), Partícia Estrela Liporace (filosofia) e Líria Gonçalves (redação criativa).

O Centro Cultural FESO Pro Arte fica na rua Gonçalo de Castro, 85, Alto. Mais informações sobre a programação pelos telefones (21) 2644-5770 / 5762.

Fonte: Unifeso - Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui