Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Escola Municipal lança jornal feito por alunos

'Café Cultural' publicou sua primeira edição

Alunos do Beatriz Silva comemoram o lançamento do Jornal - Foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 29/11/2014 -
A ideia veio de duas professoras: lançar um jornal feito por alunos e que pudesse comunicar os anseios, interesses e descobertas dos estudantes em temas relevantes e atuais.

Assim nasceu o informativo Café Cultural, uma construção coletiva de 22 alunos do Centro Educacional Beatriz Silva, unidade da rede municipal de ensino localizada na Barra do Imbui.

Orientado pelas professoras Gabriella Freidman Mattos e Kátia Brandão, o periódico tem tiragem inicial de 500 exemplares e é impresso totalmente em cores.


Segundo a professora de ciências, Gabriella Freidman, a ideia do jornal nasceu para "divulgar a cultura nacional e artistas brasileiros, do outro, discutir e informar expressões de comportamento e sexualidade juvenis. Além de, é claro, gerar discussões e pensamentos a respeito de temas geradores de interesse dos alunos.

“Dividimos o jornal em uma coluna cultural e outra sobre sexualidade humana. Passamos nas salas convidando os alunos e informamos que a participação no projeto não incluía nenhum benefício, como pontos ou conceito, e que o trabalho seria realizado fora do horário escolar. De um grupo grande de interessados, fechamos com 22 colaboradores que realizaram o projeto, com coordenação nossa, mas inteiramente realizado por eles”, explicou Gabriella.

O aluno Marlon de Oliveira, de 16 anos, ganhou o posto de editor da coluna Sexualidade na Escola, que nesta edição debateu o tema “Caiu na Rede”, sobre a exposição excessiva de jovens através das mídias sociais. Além de um artigo sobre o assunto, a coluna traz opiniões dos estudantes, dicas para evitar a situação e perguntas e respostas sobre sexualidade, com a professora Gabriella.

“Nesta coluna fazemos um alerta e uma tentativa de conscientização dos alunos para que eles não se exponham tanto nas redes sociais, já que isso pode trazer consequências não muito agradáveis. Foi muito interessante também ver as dúvidas que todo mundo tem sobre sexualidade e podermos ajudar através do jornal”, comentou Marlon.

Professora de Língua Portuguesa com 25 anos de experiência na escola, Kátia Brandão sempre desenvolveu atividades extraclasse com seus alunos, mas desta vez ela resolveu inovar e pensou na criação de um jornal. A ideia veio de encontro à proposta da professora Gabriella e, juntas, empreenderam o projeto, que contou com o total apoio da direção da escola, dos pais e responsáveis.

“O trabalho foi cansativo, mas a direção abraçou a ideia, os alunos se empenharam, conseguimos patrocínios e foi muito prazeroso realizar esse projeto. O jornal é um meio de comunicação muito importante para os estudantes entenderem que há um mundo além da escola e colocá-los como protagonistas nessa construção de conhecimento”, analisou a professora Kátia, coordenadora da parte cultural do jornal.

Além de sexualidade e cultura nacional, o jornal ainda traz informações sobre música, profissões de futuro, saúde e textos dos alunos. Para a direção da escola, o projeto deverá ter continuidade no próximo ano, se possível, se tornando mais amplo e abrangendo toda a comunidade escolar.

“O primeiro número do Café Cultural foi apenas um embrião. É um projeto caro, trabalhoso, mas nossa intenção é ampliar e levar o que está acontecendo dentro do espaço escolar para a comunidade. Ano que vem pretendemos fazer duas edições, uma em cada semestre, ampliando para a participação de mais alunos e incentivando sempre a cultura e a criatividade, dando um desdobramento daquilo que acontece no espaço escolar”, finalizou a diretora Jane Lara Motta.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui