Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Alunos de Teresópolis aprendem fora de sala

Visitas a Museus e pontos históricos

Alunos no MAC, em Niterói - Foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 25/11/2014 -
Com o objetivo é realizar ações que evidenciem cultura e cidadania, o Programa Mais Cultura, está levando o aprendizado além dos limites da sala de aula.

O projeto é resultado de parceria entre o Ministério da Cultura, Governo Municipal, Secretaria municipal de Educação e instituições da sociedade civil. Em Teresópolis, 16 escolas municipais foram aprovadas no programa federal e os recursos disponibilizados pelo governo têm levado os alunos da rede municipal de ensino a ultrapassarem os limites da sala de aula.

"Temos certeza que o ganho para os alunos tem sido muito significativo, assim como para toda a comunidade", analisou o secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos.

Atividades

A Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, do 2° distrito de Teresópolis, levou recentemente seus alunos para conhecerem o MAC (Museu de Arte Contemporânea), em Niterói. Após a visita ao museu, fizeram uma exploração histórica da Praça XV e do Paço Imperial, no centro do Rio de Janeiro, terminando no Leme, em uma viagem que marcou a vida de muitos alunos que nunca tinham visto o mar.

“No passeio à Niterói e ao Rio de Janeiro o que eu mais gostei foi conhecer a praia, lá tinha muita gente, as ondas eram incríveis e a areia quente e fina. Foi muito legal”, se encantou a aluna Lívia Andrade, do 6º Ano. Para Isabela Silveira, também do 6° ano, todo o passeio rendeu recordações incríveis. “Amei o passeio. A coisa mais legal foi andar de barca. Foi a primeira vez que eu vi o mar, achei quatro conchas, a areia é muito quente e fofa. O museu de arte contemporânea também foi legal e a exposição foi maravilhosa”, disse a aluna.

Outro passeio que movimentou os alunos da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva foi ao Zoológico do Rio de Janeiro com as turmas do 2º e 3º ano de Escolaridade do Ensino Fundamental. Esta viagem teve como objetivo analisar e conhecer as diferentes espécies de animais, propiciando maior contato com os animais estudados em sala, assim como melhor percepção de seus hábitos alimentares, ambientes que vivem a classe a que pertencem e o estudo do gênero ficha técnica.

“Os alunos se encantaram com a viagem, já que puderam ter contato com espécies nunca vista por eles, descobrindo curiosidades e características de cada grupo animal. Durante o passeio, os alunos, oriundos da zona rural, puderam ver também desde aviões, já que passamos em frente ao aeroporto, até o Piscinão de Ramos, conhecendo assim uma “praia artificial”, dentre outras descobertas”, explicou a diretora da escola, Paloma de Souza.

"Durante os passeios, os alunos têm a oportunidade de conhecer lugares interessantes e divertidos, além de entrarem em contato, de forma dinâmica, com o conteúdo pedagógico de seus respectivos níveis ou anos e principalmente ampliando sua bagagem cultural e desenvolvendo a capacidade de apreciar diversas manifestações artísticas e científicas", concluiu a professora Marcia Maria, coordenadora do Programa Mais Cultura na rede municipal.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui