Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

Formação da Guarda municipal ambiental

Iniciada a capacitação dos agentes

Formação dos novos guadas ambientais - Foto: Marcelo Rosa
Teresópolis, 11/11/2014 -
 Realizados nesta segunda, 10/11, os dois primeiros módulos básicos da capacitação de Guardas Municipais Ambientais.

Participaram cinco agentes civis da Guarda Municipal/Secretaria Municipal Segurança Pública, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

Além de legislação ambiental municipal, estadual e federal, outros temas abordados na parte teórica do curso foram poluição sonora, do ar, da água e do solo, combate a incêndios florestais e recuperação de áreas degradadas, entre outros. Os participantes receberam todo o material do curso em CD, para estudar.

À tarde, o grupo seguiu para o Parque Municipal, a fim de colocar em prática as orientações recebidas. Após o curso, os guardas municipais farão o trabalho de fiscalização ambiental, acompanhados pelos técnicos da secretaria.

Coordenada pelo subsecretário municipal de Meio Ambiente, o biólogo Leandro Coutinho da Graça, a atualização profissional também contou com palestra do engenheiro ambiental Thiago Lima da Silva sobre poluição sonora e o uso do decibelímetro - equipamento utilizado para medir os níveis de ruído.

“A Guarda Municipal já vem trabalhando com o Meio Ambiente em algumas ações pontuais. Esse grupo que está sendo formado agora já vai começar a trabalhar, para que o município continue cumprindo toda a legislação ambiental. Hoje Teresópolis recebe o repasse do ICMS ecológico, e uma das prerrogativas que o município precisa cumprir é ter a sua guarda ambiental. Existe uma legislação municipal criando a guarda e, a cada ano, realizamos uma reciclagem e a formação de novos guardas”, explicou Leandro Coutinho. Os certificados de conclusão do curso serão entregues no dia 28 de novembro.

Portal Terê com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2014
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui